
19 de março de 2012 | 07h20
O ano foi promissor. Você obteve sucesso com a sua empresa, ganhou um bom dinheiro e agora pretende fazer um investimento considerado mais ousado: ações negociadas na Bolsa de Valores. Ao contrário do que muitos imaginam, não é tão difícil assim investir no mercado financeiro.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
A própria Bovespa tem um serviço de orientações bem bacana para quem está começando. Você pode descobrir tudo o que precisa fazer para investir no tutoriual desenvolvido pela Bolsa de Valores. Mas para ajudá-lo, o Estadão PME preparou um serviço direto: pecados que você não deve cometer com seu dinheiro no momento de investir na Bolsa. Confira:
1) Investir todo o seu dinheiro em ações
Especialistas não recomendam. Isso serve para a Bolsa de Valores, mas também para qualquer tipo de investimento.
2) Comprar e vender ações por impulso
O mercado de ações exige paciência e disciplina. Dessa forma, quem só pensa no curto prazo, investe sem qualquer preparação ou age apenas respondendo a tendências imediatas. Mais cedo ou mais tarde, você vai perder dinheiro.
3) Comprar na 'alta' e vender na 'baixa'
O aviso parece óbvio, mas esse é o erro mais comum no mercado de ações. Na maioria dos casos, serão esses investidores que vão 'abraçar' os prejuízos do mercado. Siga sempre estratégias de longo prazo.
4) Começar com passos muito grandes
Depois de avaliar os objetivos e recursos disponíveis, é importante você não ter pressa. Comece com pouco, mesmo que isso signifique custos no curto prazo. Lembre-se que no início você deve buscar experiência, não grandes ganhos.
5) Deixar-se levar pelas emoções
É comum que investidores fiquem excessivamente ligados aos seus investimentos, o que resulta em ações preciptadas motivadas pelo medo. Converse com a sua corretora e crie um plano de longo prazo para seus investimentos com objetivos e metas bem definidos.
6) Seguir dicas 'infáliveis'
Ignore atalhos ou segredos que garantem sucesso no mercado de ações. Essas promessas só consomem o seu tempo e o seu dinheiro.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.