Divulgação
Divulgação

Seis dicas para você ser bem sucedido tanto como empreendedor como um pai

O que te deixa mais feliz: uma venda bem-sucedida ou brincar com os filhos?

Estadão PME,

04 de setembro de 2014 | 07h01

 É sempre o mesmo dilema. Pais se sentem pressionados a passar o tempo com os filhos enquanto a pilha de trabalho cresce, às vezes incontrolavelmente. Como organizar o seu dia para atender a essas duas demandas da melhor maneira possível? 

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O colunista Evrim Oralkan, CEO da Travertine Mart, escreve ao Entrepreneur para passar um pouco da sua experiência. Aí vão as dicas dele:

1. Estabeleça uma rotina, mas trabalhe com flexibilidade: crianças têm uma rotina mais inflexível que a sua. Elas vão à escola, fazem aulas de dança ou natação em horários bem definidos. Oralkan tentava passar o maior tempo livre possível com seus filhos durante o dia compensando o trabalho à noite, quando elas já estavam na cama. Parece difícil, óbvio, mas ele mesmo afirma ser uma pessoa que precisa de poucas horas de sono diariamente.

2. Priorize sua família, mas entenda que precisará fazer alguns sacrifícios pelo trabalho: embora sua família seja muito mais importante, certas situações necessitam de todo o seu foco. O importante é você saber identificar com antecedência quais são essas situações.

3. Seja presente na vida dos seus filhos: a importância do passo 2 se traduz em situações onde a sua presença é requerida, mas não exatamente necessária. Para ajudar a relembrar a ordem de importância das coisas dentro da cabeça, Oralkan se perguntava: "por que escolhi ter filhos se não estaria presente na vida deles?"

4. Treine sua equipe para diversas funções e aprenda a delegar: priorizar sua família significa que você não estará no trabalho o tempo todo, o que significa que precisa confiar em sua equipe para tomar decisões complicadas caso não esteja lá. Tenha certeza que, na sua ausência, eles saberão executar todas as tarefas necessárias.

5. Evite a exaustão: é essencial ter tempo para si. Reserve algum tempo da semana para ir atrás de coisas que realmente te excitam. O importante aqui não é apenas relaxar, é fazer algo que realmente tome toda a sua vontade, como algum hobbie. Ter em mente que você tem uma atividade em algum dia da semana que realmente o satisfaça ajuda que você trabalhe bastante para chegar a esse momento. 

6. Evite também a exaustão da sua equipe: seus funcionários e colegas não trabalharam a contento se você os exaurir para cuidar de outras prioridades. Faça com que eles se sintam valorizados também. "Minha empresa organizava viagens de final de semana para aqueles que atingiam as metas de vendas", afirma Oralkan. "Assim, criava-se uma situação ganha-ganha, boa para os nossos objetivos ao mesmo tempo que criava um clima de excitação no escritório."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.