01 de janeiro de 2018 | 07h31
O material, grátis, pode ser acessado aqui. Ele conta com explicações básicas das ferramentas de planejamento (para ser eficiente, o plano deve seguir uma sequência lógica, e as ações precisam ser pensadas no curto, médio e longo prazo, por exemplo), além de quadros que organizam informações e metas do negócio. Assim, é mais fácil visualizar onde a empresa quer chegar, por que e como o fará.
Para o coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, Marcelo Nakagawa, que elaborou uma das metodologias disponibilizadas, os pequenos empresários brasileiros têm muita dificuldade em assumir compromissos. E aqueles que tentam se deparam com ferramentas complexas, que exigem recursos indisponíveis e uma “disciplina quase militar dos colaboradores”.
Nakagawa afirma que a sua ferramenta, “Definição de Metas para PMEs”, é uma solução simplificada daquelas já consagradas, mas pouco acessíveis ao grande público. “Pode ser usada por empresas de menor porte de forma transitória. Isso significa que o crescimento da organização pode implicar na necessidade de adotar ferramentas mais completas, como o Balanced Scorecard ou o Gerenciamento pelas Diretrizes (Honshin Kanri).”
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