Nilton Fukuda
Nilton Fukuda

Salas temáticas da Semana Pró-PME dissecam pilares da gestão de empresas

Profissionais especializados em inovação, marketing digital e gestão financeira esclarecem dúvidas e auxiliam participantes a aprimorar o próprio negócio

Letícia Ginak especial para, O Estado de S.Paulo

26 de outubro de 2017 | 18h18

Com o objetivo de proporcionar imersão e discussões profundas sobre os temas que interferem diretamente no sucesso da empresa, a Semana Pró-PME preparou uma programação especial com salas temáticas. Profissionais renomados falaram sobre inovação, marketing digital e gestão financeira para participantes que atuam em diversas áreas, do varejo à prestação de serviços. 

Inovação 

Eliane El Badouy, da INOVA Consulting e INOVA Business School, mostrou um contexto mundial sobre o tema a partir das revoluções industriais, explicando como o fenômeno mudou a necessidade de consumo ao longo dos anos e ainda ressaltando a importância da inovação, tornando-se essencial nas empresas. “Cada uma dessas transições de fase teve um elemento tecnológico que foi o gatilho para a transformação”, pontua Badouy. A palestrante apresentou ainda uma projeção para 2020: “os estudos indicam que as três principais habilidades de um bom profissional serão a solução de problemas complexos, o pensamento crítico e a criatividade. Entra em cena então a questão da empatia e a capacidade e desejo de continuar aprendendo o tempo inteiro”, completa. 

Gestão financeira 

A BAEPI Partners esteve com parte de seus sócios para falar sobre gestão financeira em um encontro que proporcionou a troca de experiências entre os participantes. José Ruy Alvarez e Mauricio Fanganiello falaram sobre a importância do capital de giro para todas as pequenas e médias empresas, controle do estoque e o demonstrativo de resultados norteou a conversa. “Você precisa conhecer o seu balanço financeiro de futuro, porque é daí que você tira a sua necessidade do caixa. Pequenas empresas trabalham com contadores terceirizados que, muitas vezes, mostram apenas o balanço necessário para atender as necessidades fiscais”, diz Fanganiello, que ainda afirma categórico: “a administração do caixa talvez seja o mais importante dentro da gestão financeira”.

Marketing digital

Pensar em estratégias para que sua empresa apareça para o público certo é uma das tarefas mais difíceis hoje para um empreendedor, ainda mais com a tecnologia proporcionando com frequência novidades no segmento. Para Danilo Andrade, gestor de grandes contas de marketing digital da ReachLocal, a síntese para ter bons resultados é responder as perguntas dos clientes com conteúdo de qualidade. “A ideia é que o seu site responda todas as perguntas que o possível cliente faria se tivesse que te ligar. Se isso acontecer, ele vai te ligar apenas para fechar a compra de fato”, explica Andrade. Discussões sobre SEO, ferramentas do Google para análise de relevância e ainda a importância do site ser adaptado para mobile fizeram parte da palestra. 

 

 

Tudo o que sabemos sobre:
Empreendedorismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.