16 de abril de 2013 | 18h44
Abrir uma franquia ainda pode ser considerada uma escolha promissora por parte do investidor. O problema é que não é mais tão fácil assim prosperar com esse tipo de empreendimento. Um dos segmentos que continua em alta, no entanto, é o de alimentação fora do lar.
::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
Nesse caso, a aposta vale a pena em marcas famosas - com a concorrência maior e os preços mais altos de aluguel do ponto comercial, apostar em um nome conhecido facilita o retorno. Mesmo assim, os especialistas recomendam que o interessado deve conhecer o setor em que pretende comprar uma franquia - isso ajuda no desafio diário de fazer o empreendimento prosperar.
Um desses negócios famosos é o China in Box, que pertence ao Grupo TrendFoods. O criador da rede e do grupo, Robinson Shiba, destaca outro aspecto positivo de iniciar uma franquia: o investimento em marketing e publicidade, normalmente feito pelo franqueador.
A divulgação, aliás, sempre foi vista pelo fundador do China in Box como um dos pilares para a expansão do grupo. No início da operação, quando Shiba trabalhou por dois anos apenas com lojas próprias, 25% do faturamento era revertido para ações de comunicação. Hoje, 7% do dinheiro vai para campanhas de divulgação.
A novidade nesse processo, conta ele, é o interesse da empresa nas mídias sociais, que começam a pautar, inclusive, o lançamentos de produtos. “Temos uma agência que monitora as redes social e isso alimenta muito o nosso departamento de marketing. É uma coisa em que todo mundo tem de investir. É barato e certo. A cada ano cresce a parcela destina às redes sociais do dinheiro reservado para o marketing. Com R$ 1 mil você hoje faz (redes sociais)”, concluiu.
Confira abaixo quando custa abrir uma franquia de alimentação famosa
Bob´s
Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
Retorno: entre 36 e 48 meses
Capital de giro: entre R$ 30 mil e R$ 40 mil
Investimento necessário: entre R$ 555 mil a R$ 1,3 milhão
Seletti
Faturamento médio mensal: R$ 95 mil
Retorno: entre 30 e 40 meses
Capital de giro: entre R$ 10 mil e R$ 15 mil
Investimento necessário: entre R$ 380 mil e R$ 420 mil
Spoleto
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
Retorno: entre 24 e 36 meses
Capital de giro: a partir de R$ 20 mil
Investimento necessário: entre R$ 430 mil e R$ 550 mil
Vivenda do Camarão
Faturamento médio mensal: R$ 95 mil
Retorno: entre 24 meses e 36 meses
Capital de giro: entre R$ 25 mil e R$ 30 mil
Investimento necessário: entre R$ 380 mil e R$ 535 mil
Giraffas
Faturamento médio mensal: R$ 175 mil
Retorno: 36 meses
Capital de giro: entre R$ 20 mil e R$ 50 mil
Investimento necessário: entre R$ 830 mil e R$ 1,3 milhão
Big X Picanha
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
Retorno: entre 24 e 36 meses
Capital de giro: entre R$ 30 mil e R$ 50 mil
Investimento necessário: entre R$ 350 mil e R$ 700 mil
Bom Grillê
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Retorno: entre 24 e 36 meses
Capital de giro: a partir de R$ 50 mil
Investimento necessário: entre R$ 380 mil e R$ 430 mil
China in Box
Faturamento médio mensal: R$ 75 mil
Retorno: entre 36 meses e 48 meses
Capital de giro: R$ 20 mil
Investimento necessário: R$ 670 mil
Montana Grill Express
Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
Retorno: entre 18 e 30 meses
Capital de giro: a partir de R$ 30 mil
Investimento necessário: entre R$ 460 mil e R$ 530 mil
Domino´s Pizza
Faturamento médio mensal: R$ 115 mil
Retorno: entre 24 e 36 meses
Capital de giro: a partir de R$ 20 mil
Investimento necessário: a partir de R$ 590 mil
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.