A consultoria Rizzo Franchise divulgou a pesquisa "100 melhores mercados para franquias", que aponta não só quais as cidades mais promissoras, mas também quais os negócios com mais chance de prosperar em cada localidade. O levantamento considerou nove segmentos - vestuário e acessórios, alimentação, automotivo, construção, educação, hotelaria, infantil, livraria, e saúde e beleza. O mercado de franquias brasileiro cresceu 16,9% em 2011, alcançando um faturamento de R$ 89 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF). A expectativa é que em 2012 cresça, pelo menos, 15%. Confira abaixo quais são as cidades que ocupam as dez primeiras posições do ranking e quais os setores com mais oportunidades em cada uma delas:::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google+ ::1. São Paulo O Estado concentra mais da metade das franquias do País (51,1%) e sua capital continua sendo uma das cidades mais procuradas para abertura de novas unidade. De acordo com o levantamento, os negócios com mais chance de prosperar na cidade são os da área de Educação e Treinamento, livrarias e do setor automotivo. Também são boas as oportunidades no ramo infantil, hotelaria e turismo e construção e imobiliário. Um pouco mais atrás, aparecem os setores de saúde e beleza, alimentação e vestuário e acessórios.2. Rio de Janeiro A segunda cidade mais procurada por quem quer abrir uma franquia é também a segunda mais promissora para esse mercado, com uma concentração de 12,7% das redes, segundo a ABF. Os negócios mais promissores na Cidade Maravilhosa são: livrarias, empresas voltadas para o público infantil e educação e treinamento. Também são boas as oportunidades para saúde e beleza, alimentação, hotelaria e turismo.Mais atrás aparecem construção e mobiliário, vestuário e acessórios, e automotivo.3. Belo Horizonte A capital mineira abriga 5,8% das franquias. Os negócios mais promissores na cidade são os dos ramos de saúde e beleza, hotelaria e turismo e educação e treinamento. Na sequência, aparecem os ramos de livrarias, infantil, automotivo, vestuário e acessórios, construção e mobiliário, e alimentação.4. Brasília A capital brasileira concentra hoje 1,7% das redes de franquias. E até pela própria característica da cidade, o setor de Hotelaria e turismo aparece em destaque como o mais promissor. Na sequência aparecem educação, construção e mobiliário, saúde e beleza, automotivo, alimentação, vestuário e acessórios, infantil e livrarias. 5. Porto Alegre A cidade abriga 4,7% das franquias brasileiras e reserva boas oportunidades para quem quer empreender no setor automotivo. Os demais segmentos de destaque são hotelaria e turismo, educação e treinamento, infantil, vestuário e acessórios, alimentação, saúde e beleza, livrarias, e construção e mobiliário.6. Curitiba O Paraná é hoje o terceiro Estado com mais redes de franquias, totalizando 8,2% das redes. Em Curitiba, a principal oportunidade do setor está no ramo de automóveis. Na sequência, aparecem os setores de hotelaria e turismo, construção e mobiliário, livrarias, infantil, saúde e beleza, vestuário e acessórios, educação e treinamento, e alimentação.7. Salvador Sede de 1,7% das redes de franquias do País, a Bahia tem em sua capital, Salvador, uma das cidades mais promissoras para o ramo. Fazendo jus ao perfil da cidade, o setor de hotelaria e turismo aparece como o mais próspero, seguido por vestuário e alimentação, automotivo, educação e treinamento, saúde e beleza, livrarias, alimentação, construção e mobiliário e infantil.8. Fortaleza O Ceará é endereço de 1,9% das redes de franquias. Apesar de ser uma cidade com perfil turístico, em Fortaleza as principais oportunidades são para a abertura de livrarias. Na sequência aparecem o setor automotivo, hotelaria e turismo, saúde e beleza, vestuário e acessórios, educação e treinamento, construção e mobiliário, alimentação e infantil.9. Campinas É a segunda cidade do Estado de São Paulo a aparecer na lista. Na região, as melhores oportunidades são para os setores de educação e treinamento, livrarias e automotivo. Na sequência aparecem os segmentos infantil, hotelaria e turismo, construção e mobiliário, saúde e beleza, alimentação e vestuário e acessórios.10. Goiânia Goiás é sede de 1,3% das redes de franquias. Em Goiânia, as melhores oportunidades são para quem vai investir nos ramos de automóveis, hotelaria e turismo e educação e treinamento. Na sequência aparecem os setores de saúde e beleza, construção, vestuário e acessórios, livraria e alimentação