Publicidade

Saiba por que adotar práticas sustentáveis é uma questão de sobrevivência da pequena empresa

Práticas sustentáveis agregam valor ao pequeno negócio, que ganha um diferencial frente ao concorrente

PUBLICIDADE

Foto do author Daniel Fernandes
Por Daniel Fernandes
Atualização:

 Nunca discutiu-se tanto sustentabilidade e o que é preciso para incorporar a preservação dos recursos naturais ao nosso cotidiano. Por isso mesmo, o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, não tem dúvidas: esse debate passa pela micro e pequena empresa. E além da sobrevivência do planeta, o que está em jogo é o futuro do próprio empreendedor. “Uma padaria sem eficiência energética não é competitiva. Confira abaixo os principais trechos da entrevista concedida por Barretto ao Estadão PME. ::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + :: O senhor comparou o empreendedorismo verde com a popularização da internet nos anos 90. O que falta para o negócio sustentável explodir como a web? O uso do celular, da internet, está no cotidiano de todos, mesmo com as diferenças culturais. No caso da sustentabilidade, acredito que precisamos de mudanças de hábitos. Acho que a Rio+20, nesse sentido, cumpre um papel importante pois chama a atenção e acelera esse procedimento. Mas toda a sociedade vai ter um papel fundamental nisso porque o debate da sustentabilidade será o debate do século. O Sebrae acredita que a pequena empresa tem de estar no bojo dessa discussão.

PUBLICIDADE

A sustentabilidade hoje é tão importante quanto a inovação para um pequeno negócio? Uma padaria que não tenha eficiência energética não é competitiva no mercado. Essa eficiência significa maior sobrevivência. Nesse sentido, reutilização de água e reciclagem de materiais são aspectos muito importantes. Se o pequeno chegar antes, pode agregar valor ao seu negócio. Uma pousada que faça uso da energia solar, reutilize a água da chuva e tenha preço semelhante ao da concorrência, será escolhida pelo consumidor. A pauta de inovação não se esgota na sustentabilidade, claro, mas nosso eixo de inovação deve também focar em sustentabilidade.

O que o Sebrae vai fazer para estimular a sustentabilidade? Temos que certificar o empresário para a gestão ambiental sustentável. O governo federal compra R$ 15 bilhões de pequenas empresas todos os anos e se ele colocar barreiras (para essas compras) na gestão ambiental, os pequenos empresários precisarão de certificação para superá-las.

 
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.