Reprodução
Reprodução

Saiba o que o humorista Jerry Seinfeld pode ensinar aos empreendedores

Um dos comediantes mais longevos e ricos do mundo, ele é um bom exemplo de foco e motivação

Estadão PME,

28 de janeiro de 2014 | 06h40

 Às vésperas de completar 60 anos de idade, Jerry Seinfeld sustenta-se como um dos principais nomes do stand-up comedy, assim como um dos artista mais bem pagos de sua geração nos Estados Unidos há pelo menos 26 anos. Dono de uma fortuna estimada em US$ 800 milhões, ele engrossa a conta bancária com um faturamento anual de cerca de US$ 85 milhões e, para muito além da acumulação de capital, oferece um bom exemplo de iniciativa e foco para os empreendedores.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O articulista James Clear, que escreve artigos de administração e marketing para o site Entrepreneur, recentemente analisou a contribuição de Jerry Seinfeld para os pequenos e médios empresários. No texto, ele elencou um único traço marcante do comediante, qualificado por ele como fundamental à manutenção de seu sucesso, 16 anos após o episódio final do seriado Seinfeld, um dos programas de televisão de maior penetração junto aos telespectadores norte-americanos.

Cadeia criativa

O ponto de partida para o sucesso do artista foi batizado por Clear como "Estratégia Seinfeld". Refere-se ao método de treino adotado pelo comediante, que desde o início da carreira força-se a escrever uma piada por dia, sem nunca falhar. Ele mantém um grande calendário de parede em seu escritório, em Nova York. Marca com uma caneta vermelha uma cruz nos dias em que cumpre com sua tarefa. A ideia dessa marcação é iniciar uma corrente que nunca deve ser quebrada.

"Observe que Seinfeld não diz uma única palavra sobre resultados. Não importa se ele está motivado ou não. Não importa se ele escreveu grandes piadas ou não. Não importa se ele está trabalhando ou vai começar a trabalhar em uma apresentação. Tudo que importa é nunca quebrar a cadeia", afirma James Clear.

Nunca procrastinar

Segundo o articulista, profissionais que alcançam a alta performance, seja atletas, músicos, executivos e artistas, são sempre mais consistentes que seus parceiros. Eles entregam resultados dia após dia, mesmo quando envolvidos com as dificuldades do cotidiano, e lutam constantemente contra a procrastinação e a desmotivação.

Nesse caso, a "Estratégia Seinfeld" funciona justamente porque auxilia o artista a retirar o foco da performance individual e colocá-lo no processo como um todo. "Não é sobre o quanto você está bem, o quanto inspirado você está ou quão brilhante seu trabalho está naquele dia. Ao contrário, é apenas sobre não quebrar a cadeia", explica o articulista.

Tudo o que sabemos sobre:
Jerry SeinfieldempreendedorismoPME

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.