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Saiba como fazer um restaurante ter sucesso

Ao apostar em cardápios enxutos, empresas ainda ganham produtividade e conquistam boa relação com fornecedores

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Por Carolina Dall'Olio
Atualização:

Em vez de adotar cardápios extensos e diversificados, uma nova safra de restaurantes decidiu oferecer aos clientes apenas as variações de uma mesma receita. Em alguns casos, o menu se resume a um único prato. Dessa forma, as empresas conseguem estabelecer uma boa relação com os fornecedores, ganham produtividade e ainda se diferenciam da concorrência.

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A ideia não é nova. Churrascarias, pizzarias e, recentemente, temakerias, iogurterias e até brigaderias são exemplos de como essa estratégia pode funcionar – e se popularizar. Mas o acirramento da concorrência tem feito os empresários buscarem opções menos convencionais ao montarem seus cardápios. ::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook ::

No menu do restaurante Prima Bruschetteria, por exemplo, as bruschettas ganharam status de prato principal. As fatias de pão, cobertas com molho e queijo, costumam ser servidas como entrada em restaurantes italianos. “Mas achamos que, por ser uma comida leve, a bruschetta combina bem com o clima quente do Brasil e serve de acompanhamento para um chope ou outro drink”, afirma Erik Nako, um dos sócios do restaurante.

O Prima Bruschetteria abriu as portas há menos de dois anos, no bairro carioca do Leblon. São 25 opções, que custam entre R$ 5,30 e R$ 23 (uma versão com foie gras). Desde a inauguração, a casa (que tem 50 lugares) vive lotada. Mais de 250 pessoas passam por lá todos os dias. Com o sucesso da matriz carioca, os sócios investiram em uma filial em São Paulo, em abril, que já conta com público cativo na Vila Madalena.

Nako garante que a procura pelo Prima Bruschetteria foi espontânea: não houve investimento em publicidade ou outras formas de divulgação. “Por termos um conceito diferente, os próprios clientes comentam com os amigos sobre o restaurante e divulgam essa novidade”, afirma.

Ovos

A empresária Renata Ostrovsky também afirma que não teve problemas para divulgar seu restaurante, inaugurado em julho. O estabelecimento, que só vende omeletes, foi batizado de Oh!melete. Ainda assim, Renata conta que alguns clientes se espantam ao perceber que não há outra opção no cardápio.

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“Quando você vende uma coisa só, sabe que pode ter rejeição porque sempre haverá alguém não gosta daquele tipo de produto”, reconhece Renata. “Mas, para ser diferente, é preciso eleger um público específico. E foi isso que eu fiz.”

O Oh!melete tem apenas 30 lugares e ainda não consegue manter as mesas sempre lotadas. Mas, mesmo com poucos meses de vida, a empresa já conquistou clientes fixos e estabeleceu uma ótima relação com o fornecedor dos ovos orgânicos usados nas receitas. “Para essa empresa, é bom ter seu nome ligado a um restaurante especializado em omeletes. Isso atesta a qualidade dos ovos”, afirma.

Ao trabalhar com poucos ingredientes, o restaurante também consegue ter um desperdício baixo e uma alta produtividade. “Os pratos demoram poucos minutos para ficarem prontos”, afirma Renata.

Mas quem aposta todas as fichas em uma única receita também corre riscos. O principal deles é ficar refém da variação de preços do ingrediente principal. Outra vulnerabilidade do negócio é a dependência que a empresa desenvolve em relação a seus fornecedores.

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Para minimizar os riscos, Alexssandro Mello, coordenador técnico do curso de pós-graduação em Administração para Pequenas e Médias Empresas da FIA, recomenda que as empresas desenvolvam uma boa relação com os fornecedores e destaque sempre as vantagens dessa parceria. “Assim, quando houver alteração de preços, haverá mais espaço para negociações.”

Outra alternativa, segundo Mello, é fazer parte de toda a cadeia produtiva. Para o professor, o restaurante pode se tornar um pequeno produtor do seu ingrediente principal ou até mesmo virar sócio de uma empresa que fabrique esse produto. 

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