Reprodução
Reprodução

Saiba como criar um aplicativo de sucesso a partir da experiência de empreendedores como você

Encontrar uma oportunidade de negócio a partir de um problema real é a principal dica

Estadão PME,

12 de outubro de 2013 | 07h45

Jovens empreendedores e profissionais com experiência em diversas áreas têm criado empresas de criação de aplicativos. São soluções que prometem resolver problemas ou oferecer novas ferramentas para as pessoas em variados tipos de atividades ou necessidades. Conheça algumas delas. E inspire-se.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Remédio. Um grupo de médicos e engenheiros de software do Alabama, nos Estados Unidos, enxergou um problema e trabalhou para resolvê-lo. Enquanto a pílula e o comprimido estão na embalagem, fica fácil identificá-los, mas se estiverem fora da cartela essa tarefa pode ser bem mais difícil. Tanto para o paciente quanto para o médico. Essa equipe fundou, então, a MedSnap e criou um aplicativo, com o mesmo nome, que possibilita identificar cada remédio a partir de uma foto feita com a câmera do iPhone.

Acordar. Na Holanda, uma empresa criou uma lâmpada que promete despertar as pessoas no momento de seu sono mais leve. O dispositivo é acionado lentamente para que o processo de acordar seja mais tranquilo. O trabalho é executado junto com um smartphone, ao qual o objeto é conectado via bluetooth. Esse aplicativo pode ser usado em smartphones com sistema Android ou iOS.

Fotos. Os chilenos Max Rencoret, Benjamín Molina, Víctor Pellegrini e Delfina Fantini inspiraram-se em um amigo que teve um problema após compartilhar uma foto na internet. Eles criaram, então, uma ferramenta para enviar fotos que desaparecem segundos após serem visualizadas. Nos primeiros dois meses no mercado, o aplicativo teve mais de 30 mil downloads, sendo que 15% foram feitos por usuários brasileiros.

Relacionamentos. Já os criadores do aplicativo BreakupText, que ajuda o usuário a terminar relacionamentos, desenvolveram uma ferramenta na mesma linha, mas com uma finalidade contrária a do primeiro. O MakeupText tem a intenção de ajudar a reatar namoros. 

Smartphone. A Mapfia, fundada no ano passado por empreendedores com experiências em empresas como Google, Oracle, eBay e Netflix, desenvolveu um aplicativo capaz de mostrar a localização de duas pessoas que conversam no celular. De acordo com seus desenvolvedores, esse compartilhamento ocorre apenas enquanto as duas linhas estão conectadas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.