Daniel Teixeira/Estadão
Daniel Teixeira/Estadão

Saiba como aprender sobre empreendedorismo sem gastar um  tostão

Confira dicas de aplicativos, ferramentas, livros e cursos grátis

ESTADÃO PME,

18 de novembro de 2013 | 06h49

O Estadão PME separou uma lista de livros, apostilas, cursos, aplicativos e ferramentas para fazer um site que estão disponíveis na internet de graça para o empreendedor. As dicas vão desde um curso de introdução ao private equity e venture capital da Fundação Getúlio Vargas (FGV) até um livro da brasileira Bel Pesce, conhecida por sua trajetória de sucesso no Vale do Silício.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Bel, inclusive, lançou na semana passada um curso online gratuito sobre a ferramenta Canvas, que é uma forma simplificada e eficiente de elaborar um modelo de negócios. O curso tem 35 vídeos e exercícios e pode ser concluído em até três horas. Leia mais aqui.

No caso dos livros, a lista inclui 13 obras com downloads gratuitos. Uma das sugestões de leitura é o livro da ESPM sobre "Ferramentas Visuais para Estrategistas". O Manual para jovens sonhadores, de Nathalie Trutmann, também está disponível para leitura. Confira a lista completa aqui. Apostilas e manuais do Sebrae e da Endeavor também fazem parte da lista. Confira as indicações aqui.

Já quem busca cursos online gratuitos, a lista inclui desde as opções oferecidas pelo Sebrae até os sites como o Veduca e Coursera. Esse último, por exemplo, tem vídeos legendados em português, como o curso sobre Fundamentos de Estratégia para Negócios, da Universidade da Virginia. Confira aqui.

A lista de aplicativos para ajudar na gestão do negócio também faz parte da seleção do Estadão PME. Foram listados dez ferramentas, desde o Pai, criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), até o Dropbox, que armazena arquivos em nuvem. Veja a lista aqui.

Já quem pretende fazer o próprio site da empresa, lançar uma loja virtual ou um aplicativo pode encontrar as ferramentas aqui.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.