Reprodução
Reprodução

Roupa suja não se lava só em casa, isso pode ser feito enquanto você bebe e conversa com amigos

Mistura de bar, café e lavanderia ainda é aposta de pequenos negócios nos Estados Unidos

Estadão PME,

23 de abril de 2014 | 13h48

Beber um copo de cerveja ou vinho, comer um lanche 'gourmet' de queijo grelhado e bater um papo com amigo enquanto suas roupas estão sendo lavadas. Pode parecer estranho aqui no Brasil, mas nos Estados Unidos alguns empreendedores apostam nesse tipo de negócio híbrido que une bar e lavanderia.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

"O nosso café é um bar, um café e uma lavanderia. É uma fórmula vencedora", disse Lee Kerzner ao site CNN Money. Ele abriu a empresa Wash House em Manhattan, Nova York, no começo de março.

Antes de lançar seu empreendimento híbrido, os proprietários desse negócio tinham aberto um café e já estavam  familiarizados com o funcionamento desse tipo de estabelecimento. Então eles investiram mais US$ 250 mil para viabilizar a 'lavanderia bistrô'. Ainda neste ano, os empreendedores pretendem implementar máquinas que funcionam com moedas e abrir uma loja no Brooklyn.

Veronica Kerzner, sócia do negócio, disse ao site da Time que pretende atrair o público jovem que têm cada vez menos tempo de encontrar as pessoas. Então a solução foi oferecer um serviço que resolvesse dois problemas ao mesmo tempo: proporcionar um lugar para as pessoas conversarem pessoalmente com os amigos e lavarem as roupas.

A reportagem da Time ressalta e faz lembrar de que esse tipo de negócio não é novidade nos Estados Unidos. Eles começaram a surgir no país em meados dos anos 1980. A publicação destaca uma empresa desse segmento, da Califórnia, que costumava receber os clientes nas noites de sextas-feiras e eles assistiam filmes no local enquanto aguardavam a lavagem de suas roupas.

Mas o que pode ser um diferencial atualmente nesse exemplo de empreendedorismo é a escolha do local. Segundo o site CNN Money, os proprietários da Wash House perceberam que não havia uma 'lavanderia café' no bairro e por isso também decidiram montar a loja na região.

O mesmo aconteceu com Sean McNeal, que há pouco mais de dois anos abriu a Bar of Soap em Asheville, na  Carolina do Norte. "Existem vários bares lavanderia bem conhecidos em todo o país, e eu fiquei surpreso que Asheville não tinha um", disse McNeal, que trabalhava como bombeiro e resolveu mudar de atividade e abrir o estabelecimento.

No caso de McNeal, ele também resolveu se diferenciar ao entregar mais sofisticação ao cliente. "A maioria das lavanderias têm assentos e mesas de plástico, mas a minha loja é toda de madeira, metal e artesanal, há um belo bar que eu mesmo fiz", disse. A empresa possui 24 máquinas de lavar que funcionam com moedas e vende 80 tipos de cervejas artesanais.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.