Publicidade

Robô disfarçado de bebê pinguim ajuda pesquisadores

Solução foi criada por cientistas e equipe de filmagem

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um dos desafios dos profissionais que pesquisam a vida dos pinguins é justamente se aproximar sem estressar os animais. Pensando nessa dificuldade, um grupo de cientistas empreendedores e a equipe de filmagem projetaram uma frota de robôs que foram disfarçados de pinguins bebês para ajudar no processo de pesquisa.

PUBLICIDADE

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + ::

De acordo com o site da Fast Company, durante os testes com um robô pequeno um grupo de pinguins-rei não estranhou sua presença, a frequência cardíaca dos pinguins não subiu como ocorre na presença de uma pessoa e eles também não tentaram mudar os ovos de lugar. O desafio dos desenvolvedores foi criar um robô que fosse à prova d´água e resistente ao sal e areia da praia.

Mas quando o procedimento foi feito com pinguins-imperador, os animais ficaram estressados. A saída encontrada foi criar um disfarce de pinguim bebê para o robô criada pela equipe de filmagem. Segundo o pesquisador Yvon Le Maho, a equipe utilizava robôs para obter as melhores imagens e os cientistas queriam usar os robôs para o conhecimento científico. "Tivemos um interesse comum", disse Maho para a Fast Company.

O disfarce deu tão certo que alguns animais chegaram a interagir com o robô. Com a ajuda do equipamento, os pesquisadores pretendem continuar a estudar como a mudança climática afeta as espécies e o dispositivo ainda pode adaptado para estudos de outros animais;  

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.