Três amigos se tornaram os mais novos Empreendedores Endeavor
Três amigos se tornaram os mais novos Empreendedores Endeavor

Rivais no futebol, hermanos no churrasco: Pobre Juan e a história empreendedora da parrilla argentina no Brasil

Conheça o trio que transformou o churrasco argentino em um enorme negócio no Brasil

Endeavor,

19 de maio de 2015 | 07h06

 

Alguns vão para a igreja todo domingo. Outros marcam ponto na balada a cada sábado à noite. Para esse grupo de amigos, a religião era ir comer, toda quinta-feira, em alguma churrascaria. Cada semana, uma – brasileiras, argentinas, uruguaias… Mas eles levavam a carne tão a sério que se convenceram de que podiam fazer melhor.

Luiz Marsaioli sempre foi da comida: recém-graduado, já tinha aberto um restaurante japonês e um bar alemão. Seu amigo de infância, Rafael Valdívia, empreendeu pela primeira vez aos 16 anos e entrou no mundo das finanças logo depois da faculdade. Como sócio em um fundo de investimentos, conheceu Cristiano Meirelles, que veio a liderar a expansão do Burger King no norte do Brasil.

O grupo sentia falta de um ambiente mais legal para apreciar uma boa picanha. Buscavam uma casa que investisse totalmente na qualidade da matéria-prima. Em pesquisa, descobriram que o melhor jeito de fazer o churrasco era pelo modo argentino. Foram a Buenos Aires aprender um pouco mais e voltaram com uma parrilla (churrasqueira argentina) feita sob medida, além de alguns quilos de carne.

Mistura de Brasil com Argentina – e Uruguai, e Austrália…

Luiz, Rafael, Cristiano e outros seis amigos começaram o projeto de alimentar amigos e família com carne de primeira. Pobre Juan foi o nome escolhido, como uma brincadeira com o “parrillero”. Se traduzíssemos para o português, faz referência ao “coitado do Zé”, que fica com a barriga no carvão enquanto o pessoal se delicia com seu churrasco.

Pela sua experiência com restaurantes, Luiz foi nomeado o responsável pela marca, o design e o menu, enquanto Cristiano e Rafael lidavam com a operação. A primeira casa foi aberta em 2004, em São Paulo. O ambiente ganhou uma sofisticação nunca antes vista. A piada do cantor de churrascaria virou jazz ao vivo de qualidade. A carta de vinhos foi curada pelo vencedor da competição nacional de sommeliers. O clima rústico chique passava uma impressão descolada, arrebatada pelo serviço excepcional. Por fim, eram 17 cortes de carne de gado de raças europeias, com acompanhamentos que variavam de acordo com a localização do restaurante.

Antes, 100% da matéria-prima era da Argentina, mas o Pobre Juan continua indo sempre atrás do melhor. Hoje, carnes nacionais, uruguaias e australianas já integram o cardápio e são 11 restaurantes pelo país. Conforme a rede foi crescendo, os empreendedores lançaram sua própria distribuidora, a Prime Cater. Eles aprenderam, com todo o benchmarking feito em diversos países, a encontrar a melhor carne, fazer os melhores cortes, separações e embalagens e manter um controle de qualidade rigorosíssimo. Por isso, a Prime Cater, que surgiu para suprir a demanda das unidades do Pobre Juan, se transformou em um B2B de sucesso, que agora fornece também para vários outros estabelecimentos, inclusive 3 grandes concorrentes do restaurante.

Por conta dessa sacada, o Pobre Juan tem o controle de toda sua cadeia e, consequentemente, uma redução de seus custos. A integração vertical dos processos permitiu ao negócio usar as melhores carnes do mercado, enquanto mantendo margens de lucro 15% acima da média, o que lhes dá agilidade de preparo e um enorme poder de escala.

Escalabilidade, execução e diferencial: esses 3 critérios são bastante fortes no negócio do Luiz, do Rafael e do Cristiano. Tanto que eles foram selecionados pelos maiores especialistas de negócios do país e do mundo em um intenso processo de avaliação. No último dia 22 de abril, no 58º Painel Internacional de Seleção (ISP) em Santiago, Chile, os três se tornaram os mais novos Empreendedores Endeavor!

O processo de seleção da Endeavor acontece continuamente e tem duração média de nove meses. Só em 2014, mais de duas mil empresas foram avaliadas no Brasil, 300 foram entrevistadas e apenas 8 conseguiram a aprovação final. Aprovados como empreendedores de alto impacto, o Pobre Juan passa a receber apoio da Endeavor com conexões transformadoras, para que eles cresçam em geração de emprego e renda, se tornando exemplos ainda mais inspiradores para as futuras gerações.

Luiz, Rafael e Cristiano estão sempre buscando onde melhorar, mas apesar das mudanças que todo negócio vive com o crescimento, velhos hábitos não morrem. O grupo continua se reunindo tão religiosamente quanto na época das quintas-feiras, mas agora, pelo menos, a churrascaria é sempre a mesma.

Essas informações foram publicadas originalmente no portal da Endeavor. 

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