Werther Santana/Estadão
Werther Santana/Estadão

Revelação de dono do Habib´s sobre inspiração é ponto alto do Encontro PME

Empresário participou da 4ª edição do Encontro PME nesta quinta-feira, dia 4

ESTADÃO PME,

04 de abril de 2013 | 13h43

A 4ª edição do Encontro PME reuniu pequenos, médios e grandes empresários para uma discussão sobre empreendedorismo na manhã desta quinta-feira, dia 4, em São Paulo. Um dos participantes foi o fundador do Habib´s, Alberto Saraiva, que está no comando de uma rede formada por 430 restaurantes e emprega 22 mil pessoas.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Nascido em Portugal, de onde imigrou com menos de um ano de idade, Saraiva trouxe do interior o sonho de formar-se em medicina. Para tornar isso possível, a família trocou o ramo de doces por uma padaria na capital paulista. Mas, 19 dias após essa mudança, o pai do empreendedor morreu durante um assalto. E a Saraiva coube trancar a faculdade para garantir a sobrevivência do negócio, sua única fonte de renda naquele momento.

“A padaria era muito ruim, mal localizada, tinha concorrência, não tinha equipamento, nada disso."

A situação financeira da padaria não melhorou e Saraiva tinha decidido fechar as portas por conta de dívidas e problemas gerados pela estrutura precária. No último dia de funcionamento, ao se deslocar para o local em um táxi, ouviu do motorista exatamente a mesma frase que ouvia de seu pai, quando prestava vestibular para cursar medicina. "Não desista filho. Continue a lutar que você vai vencer", teria dito o taxista.

Empresários reforçam importância do planejamento na gestão da empresa

No primeiro módulo, parte da equipe do Blog do Empreendedor contou um pouco das suas experiências acertivas na administração dos negócios.

Economia instável não impede surgimento de novos negócios

O terceiro módulo foi sobre o momento da economia brasileira. Aloísio Bueno Buoro, professor de empreendedorismo do Insper, e Samy Dana, que leciona economia na FGV-SP concordam que a economia em 2013 deve se comportar de forma parecida com o ano passado.

Gestão de pessoas vira grande desafio para empresários

O último módulo contou com a participação de Jae Ho Lee, da rede de bijuterias Morana e Robinson Shiba, do delivery China in Box. À frente de grandes negócios, os empresários falaram sobre os desafios de seus respectivos negócios.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.