Valéria Gonçalvez/Estadão-21/8/2019
Valéria Gonçalvez/Estadão-21/8/2019

Reportagem sobre negócios de impacto nas periferias ganha prêmio

Série 'Nas franjas da cidade', publicada em 2019 em três capítulos semanais, dá protagonismo a organizações e empreendedores que atuam nos extremos da cidade de São Paulo

Redação, O Estado de S.Paulo

30 de junho de 2020 | 19h49

A série de reportagens 'Nas franjas da cidade', que retrata o empreendedorismo nas periferias da cidade de São Paulo e foi publicada no Estadão PME em setembro de 2019, foi premiada nesta terça-feira, 30, com o prêmio Jornalista de Impacto.

Realizado pela Ponte a Ponte, consultoria com foco em qualificar o investimento social no País, o prêmio avaliou 120 reportagens das cinco regiões do País, divididas em quatro categorias: audiovisual, iniciativas em contextos periféricos, iniciativas inovadoras e texto. 

De autoria da repórter Letícia Ginak, a série especial venceu a categoria texto e concorreu com reportagens publicadas pelos jornais Folha de S.Paulo, Valor Econômico e O Globo, além da revista Veja São Paulo

Dividida em três capítulos, 'Nas franjas da Cidade' mostra a potência empreendedora de distritos das zonas sul, norte e leste localizados nos extremos da cidade de São Paulo.

A reportagem retrata, por exemplo, a história da Enjoy Orgânicos, delivery de cestas de orgânicos comandado por Joyce de Jesus que atende a região de M’Boi Mirim. Ou ainda a Perifacon, evento de cultura pop análogo à CCXP que foi realizado em 2019 na Fábrica de Cultura do Capão Redondo e que hoje fomenta o universo de games, HQs, ilustrações e cosplay criados por artistas das periferias. Entre organizações, fomentadores e donos de negócios, 7 histórias estão retratadas na série de reportagens. 

Com a pandemia do novo coronavírus, revisitamos algumas das fontes ouvidas pela reportagem no ano passado e ainda conversamos com outras organizações e empreendedores dos territórios para entender as dificuldades enfrentadas por eles durante o período de distanciamento social. Conheça as novas histórias na reportagem especial Empreendedor da periferia de SP sofre outras dores na pandemia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.