
14 de fevereiro de 2012 | 10h49
O registro de empresas no Estado de SP cresceu 27% em 2011 em relação ao ano anterior. A constatação é de levantamento feito pela Junta Comercial e indica que foram abertas 444,6 mil empresas no ano passado contra 348,9 mil novos negócios iniciados um ano antes. De acordo com o mesmo levantamento, o destaque fica por conta dos microempreendedores individuais. Nesse caso, o crescimento foi de 58,76% - 241,8 mil formalizações em 2011 contra 152,3 mil em 2010.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
Os números de novos microempreendedores individuais chamou a atenção do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Paulo Alexandre Barbosa. "Agora, eles passaram a ter melhores condições para crescer e prosperar, com direito a todos os benefícios previstos em lei. É o início de um novo patamar de desenvolvimento, que também trará resultados positivos para a economia", afirmou.
O Estado de SP, informa o levantamento da Junta Comercial, é líder no registro de novas empresas no Brasil, com 33,1% de participação no ranking do Departamento Nacional de Registro de Comércio (DNRC). Minas Gerais ocupa a segunda colocação, com 9,4% de participação. A terceira posição é do Paraná (7,9%).
Mas abrir uma empresa, principalmente um pequeno negócio, não é tarefa fácil. Por isso, antes de mais nada, o empresário precisa elaborar um plano de negócios e, principalmente, definir qual será a inovação proposta ao cliente pelo seu negócio. Sem um diferencial, a chance de fracasso aumentará consideravelmente.
E depois de iniciar e manter sua empresa por alguns anos, recomendam os especialistas, será o momento de pensar em ampliar sua empresa. Para ajudá-lo a criar e ampliar o seu negócio, o Estadão PME preparou o seguinte serviço. Leia. E tenha sucesso!
>> Como inovar no mundo dos negócios
>> Dicas para a sua empresa crescer
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.