Rede de franquia da Disney chega ao mercado brasileiro com 35 unidades

Rede projeta um faturamento de R$ 8 milhões para este ano

Estadão PME,

13 de julho de 2011 | 13h59

A marca Fantasia, especializada na venda de brinquedos, eletrônicos, materiais de papelaria e utilidades domésticas, vai se transformar em uma rede de franquias com 35 unidades.  Com o apoio da Disney Company Brasil, os empresários Aires Diógenes e Danielle Lyra traçaram o agressivo plano de expansão, previsto para começar em setembro deste ano, e fecharam os contratos com os franqueados durante a feira Franchising Expo 2011, evento idealizado pela Associação Brasileira de Franquias (ABF). As expectativas em relação ao ambicioso projeto são boas. Os sócios esperam alcançar os 8 milhões em faturamento neste ano – o que representa um salto de 7 milhões comparado com o faturamento de 2010, quando possuíam apenas duas lojas no nordeste.  

Em setembro começam as operações em 16 cidades do Brasil: São Paulo, Campinas, Santo André, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Sorocaba, Rio de Janeiro, Santos, Belém, Niterói, Curitiba, Itu, Vitória, São José dos Campos, Brasília e Osasco. Todas as unidades contarão com fornecedores nacionais e internacionais licenciados, que atendem as exigências da Disney Company Brasil. Inicialmente, 25% dos produtos vêm dos mesmos fornecedores que a Disney importa. A rede Fantasia é a única no Brasil que poderá comprar destes fornecedores, o que assegura a exclusividade de alguns produtos Disney em território nacional. Até o fim do ano, a estimativa é chegar a 50% de importação.      

O investimento inicial para ser um franqueado da rede Fantasia custa cerca de R$ 190 mil. O valor contempla  taxa de franquia, instalação da unidade, estoque, capital de giro, marketing inaugural e treinamento dos franqueados com a equipe do Disney Institute, em Orlando. A projeção de retorno médio é de 18 meses e o faturamento médio de R$ 50 mil. Os quiosques têm 6 m², com cerca de cinco funcionários por ponto.      

Antes de virar franquia, a primeira loja da rede Fantasia foi inaugurada em março de 2010, em Fortaleza.  Para  2012, a estimativa é passar de 120 unidades, quando o faturamento de R$ 50 milhões.

Tudo o que sabemos sobre:
Franquias

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.