Caito Maia é fundador da rede Chilli Beans
Caito Maia é fundador da rede Chilli Beans

Rede Chilli Beans já tem 70 unidades no exterior

Marca lidera a classificação – pelo índice de receitas – organizada pela Fundação Dom Cabral

Gisele Tamamar, Estadão PME,

16 de dezembro de 2015 | 07h07

A rede de franquias Chilli Beans pode ser considerada um caso de sucesso brasileiro no processo de internacionalização. A rede lidera a classificação – pelo índice de receitas – organizada pela Fundação Dom Cabral.

::: Saiba tudo sobre :::

Mercado de franquias

O futuro das startups

Grandes empresários

Minha história

São cinco anos desde o início da expansão e cerca de 70 unidades (30 lojas e 40 quiosques) em operação. As unidades no exterior representam hoje 10% do total de lojas da rede e respondem por 11% do faturamento. “As lojas fora do Brasil estão bem, ganhando dinheiro. São positivas”, afirma o fundador da marca, Caito Maia.

O empresário pontua que existe um período normal de maturação, de cerca de dois anos, que exige fôlego do franqueado para trabalhar uma marca até então desconhecida. A rede segue uma estratégia de expandir por meio de franqueados e as únicas lojas próprias estão no mercado norte-americano. “Usamos os Estados Unidos como uma vitrine mundial. Outras oportunidades apareceram porque as pessoas viram a nossa loja lá”, conta Caito Maia. O empresário se diz impressionado com o crescimento no exterior e espera acelerar esse movimento no ano que vem.

:: Leia também ::

Franquias mostram as estratégias para exportar

Franquias ganham 'incubadora' nos Estados Unidos

Experiência. Apesar do bom retorno, Caito conta que a marca, por exemplo, chegou na Colômbia há quatro anos e enfrentou muitas dificuldades nos três primeiros. “Agora explodiu forte e já estamos com 12 lojas. Acho que conseguimos chegar a 30 em quatro anos”, afirma.

Hoje, a empresa também está presente nos Emirados Árabes, Kuwait e México e atende uma demanda de interessados, além de seguir uma estratégia para implantação das novas lojas. Mas quem pretende mudar-se do Brasil e montar só uma loja Chilli Beans vai encontrar dificuldades. A marca busca parceiros com mais estrutura para desenvolver um mercado novo.

Tudo o que sabemos sobre:
franquiaschilli beans

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.