
10 de julho de 2012 | 10h42
As vendas em janeiro crescem significativamente nos últimos anos. Por isso, estudo divulgado nesta terça-feira pela Fecomércio-SP indica que o mês tornou-se o segundo melhor para o comércio entre os anos de 2007 e 2011. Janeiro subiu nove posições no ranking - a última edição da pesquisa foi feita entre 2005 e 2009 - e perde apenas para dezembro, período em que as vendas estão aquecidas por conta das festas de fim de ano.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
A assessoria técnica da Fecomércio explica que a mudança da sazonalidade do comércio paulistano tem a ver, principalmente, por causa da alteração na data base de reajuste do salário mínimo que mudou de maio para janeiro. Além disso, avaliam os especialistas, a estabilidade da moeda e as crescentes facilidades ao crédito proporcionaram um amadurecimento do consumidor, que aprendeu a comparar preços e aproveitar as liquidações de início de ano.
Para o pequeno empresário do setor essa informação é fundamental e deve ser contemplada no momento da elaboração do plano de negócios para os próximos anos. Além disso, é preciso saber estimar melhor os estoques no fim de cada ano para evitar que produtos faltem em janeiro.
Veja o ranking dos melhores mês para o comércio
1º Dezembro
2º Janeiro
3º Março
4º Outubro
5º Maio
6º Agosto
7º Setembro
8º Julho
9º Novembro
10º Junho
11º Abril
12º Fevereiro
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.