
21 de outubro de 2012 | 11h20
A data mais importante para o comércio varejista está próxima e o empresário precisa correr se quiser fazer parte das estatísticas positivas para o Natal. A projeção da Tendências Consultoria é de uma alta de 4,1% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado. Atendimento, decoração, estoque e mix de produtos são alguns pontos para o lojista se preocupar.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
"O empresário precisa ter um planejamento para aproveitar a data", destaca o professor de marketing e estratégia do Complexo Educacional FMU, Genival Evangelista de Souza. O ideal é sempre se planejar com antecedência logo no começo do ano, mas nada impede que o empresário inicie sua preparação agora. "O Natal é um momento importante do ano e uma oportunidade para fidelizar clientes. O empresário e toda sua equipe precisam estar preparados", afirma. Confira algumas dicas para a data.
Visual
Um dos desafios para a data é pensar na identidade visual da loja, como a decoração e vitrine. "Mas é preciso tomar cuidado com a poluição visual", alerta Souza. O empresário não pode se esquecer de colocar os preços dos produtos expostos na vitrine. Além de seguir a lei, a informação é uma forma de ajudar o consumidor na decisão de compra na correria do fim do ano.
Produtos
No caso dos produtos, o empresário precisa avaliar os itens mais vendidos, planejar estoque e oferecer um mix de produtos, inclusive itens mais baratos para as famosas "lembrancinhas". Outro diferencial pode ser a embalagem para presente, além da facilidade para trocas de produtos. "A troca é uma oportunidade para gerar novas vendas", afirma Souza.
Promoção
O empresário vai precisar usar a criatividade para fazer a divulgação das ações promocionais - seja por meio de cartazes, e-mail, mala direta impressa, redes sociais, mensagens para celular, entre outros. E o empreendedor não pode esquecer de preocupar-se com as formas de pagamento
Atendimento
Treinar os funcionários e mantê-los motivados são itens fundamentais para os resultados da loja. Procure conhecer o seu cliente. É uma oportunidade para fazer um cadastro e trabalhar o pós-venda.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.