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Propaganda 'honesta' de biscoitos faz menina vender mais de sete mil caixas

Escoteira escreveu em e-mail a possível comprador o que realmente achava de seu produto

Redação, O Estado de S.Paulo

07 de fevereiro de 2017 | 13h27

Uma garota americana de apenas 11 anos já ultrapassou a marca de sete mil caixas de biscoitos vendidas. Seu segredo? Propaganda extremamente honesta e um empurrãozinho do pai. 

A escoteira Charlotte McCourt soube que o melhor amigo do pai da época de colégio era "muito rico". Resolveu então escrever um e-mail para o homem que só tinha visto uma vez na vida. Queria convencê-lo a comprar biscoitos para tropas americanas no exterior. Assim, quem sabe, ela conseguiria cumprir com a meta de vender 300 caixas. 

Na hora de descrever seu produto, porém, a pequena Charlotte não se valeu de eufemismos ou falsas promessas: ela diz que um dos sabores é "meio sem graça", outro sofre de "falta de originalidade e sabor" e um terceiro é "tão sem gosto quanto poeira". 

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a sincera peça de propaganda viralizou na web após o pai de Charlotte descobrí-la na caixa de saída e enviá-la ao ator e apresentador de TV Mike Rowe, com quem faz um podcast. O colega achou o e-mail tão divertido que o leu para a câmera e postou em sua página no Facebook. 

O video, chamado the truth in advertsing (a verdade na propaganda), teve quase seis milhões de vizualições e levou milhares de pessoas a comprarem os biscoitos da escoteira. 

No e-mail, após se introduzir para o amigo do pai dizendo que "a única vez" em que eles se viram "foi na Disneylândia, há algum tempo", a garota diz que seu grupo de escoteiros é "pequeno, mas poderoso" e que, entre os cinco integrantes, ela é a que "mais vende biscoitos".

Depois de descrever, com a sinceridade mencionada, cada um dos sabores de biscoito e ranqueá-los de um a dez, ela admite que algumas das descrições do produto usadas no site são "propaganda enganosa". 

Ela também faz questão de lembrar que "adora ser honesta" com os clientes", mas que o ranking de biscoitos é "apenas" a "opinião dela" e "pode variar" para o comprador. 

Ao final do vídeo, Mike Towe pede para as pessoas comprarem os biscoitos "não pelas escoteiros, nem mesmo pelas tropas, mas em nome da propaganda honesta".  

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