Primeiros lugares bem concorridos

Serviços são critério de escolha valorizado por 65% das pequenas e médias empresas consultadas

PUBLICIDADE

Foto do author Pedro Ramos
Por Pedro Ramos
Atualização:

Fator determinante apontado pelas pequenas e médias empresas para escolher sua fornecedora em vale refeição ou alimentação são serviços. Esse quesito, tido como o mais importante por 58% das PMEs no levantamento de 2017, alcançou 65% das citações da categoria nesta edição. 

Escolha PME 2018 - Vale Refeição ou Alimentação 

PUBLICIDADE

Como o setor vem aprimorando os serviços oferecidos e a qualidade do atendimento, a disputa pelas primeiras posições tem sido acirrada. A Sodexo subiu 10 pontos no índice de satisfação em relação à pesquisa anterior e agora chegou à primeira colocação, com 86 pontos. “Temos feito coisas importantes para pequenos e médios. É o nosso maior segmento. Dos nossos 96 mil clientes no Brasil, 90% são PMEs”, revela o vice-presidente comercial da Sodexo Benefícios e Incentivos, Jacinto Miotto.

No levantamento de 2018, houve empate na segunda posição. Alelo/Visa e Ticket ficaram com 77 pontos, seguidas pela VR, com dois pontos a menos.

Sodexo tem gerente próximo de clientes

Com foco em seu maior público – as pequenas e médias empresas –, a Sodexo implantou no ano passado um serviço específico para as maiores companhias desse segmento. “Destacamos um gerente exclusivo para atender um conjunto de clientes. Sua missão é fazer uma abordagem muito ativa, levando informações relevantes de mercado a eles”, afirma o vice-presidente comercial da Sodexo Benefícios e Incentivos, Jacinto Miotto. As PMEs recebem, por exemplo, dicas de como gerir o negócio. 

A estratégia voltada para o segmento tem surtido efeito. Depois de ter ficado em segundo lugar na edição 2017 da Escolha PME, a empresa chegou ao topo do ranking em vale refeição ou alimentação, com um total de 86 pontos. “Estamos investindo muito em atendimento. Todos os clientes têm acesso à nossa central, que tem taxa de resposta muito efetiva e rápida”, afirma Miotto.

A companhia mantém uma grande rede de restaurantes credenciados espalhados pelo Brasil. São cerca de 470 mil estabelecimentos. 

Publicidade

Apps como canais de atendimento

Empatadas no segundo lugar em satisfação na categoria, com 77 pontos, Alelo/Visa e Ticket apontam seus canais digitais de atendimento como um diferencial para os funcionários das empresas atendidas por elas. “Os usuários recebem notificações de promoções personalizadas de acordo com seu perfil, via e-mail ou mensagens push (enviadas para o celular pelo aplicativo)”, conta o presidente da companhia, Raul Moreira, sobre o app Meu Alelo.

O aplicativo Ticket Estabelecimentos é, segundo o diretor comercial nacional da companhia, Sérgio Macedo, o principal meio de comunicação com as PMEs. “Quase 100% das nossas interações são feitas por meio dos canais digitais, o que agiliza o acesso à informação”, conta Macedo.

A Ticket aparece como líder em objeto de desejo, mas apresentou queda no índice de satisfação, perdendo a primeira colocação. De acordo com Macedo, pequenas e médias empresas são o público-alvo da companhia. “A Ticket possui um plano estratégico global chamado Fast Forward, que foi feito para acelerar a transformação de nossos negócios até 2020 e tem as PMEs como um dos focos.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.