Publicidade

Presidente do Sebrae Nacional anuncia acordo bilateral com Argentina para PMEs

Guilherme Afif Domingos participou de bate-papo promovido pelo Estadão PME

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, anunciou, durante bate papo com internautas por meio da página do PME no Facebook, que visitará a Argentina no próximo mês para estruturar um acordo de livre comércio entre pequenos empreendedores brasileiros e daquele país. "Um acordo bilateral entre países, com moeda local (conversibilidade do peso e do real na transação)", afirmou.

PUBLICIDADE

::: Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + ::

Na conversa, Afif, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Programa Bem Mais Simples Brasil, confirmou que a entidade vai, também, regulamentar a figura do operador logístico internacional para a micro e pequena empresa.

"A globalização não chegou ao mundo dos pequenos, que não conseguem ultrapassar não as fronteiras dos outros países, mas as aduanas e burocracias de nossas fronteiras", analisa Afif. No próximo mês, o presidente do Sebrae deve ir para a Argentina para estruturar um acordo bilateral de livre mercado entre PMEs.

"Feito o primeiro acordo, vamos começar a fazer o mesmo com todos os parceiros da América do Sul, dentro do Mercosul, e por que não sonhar com a Europa, começando por Portugal e Espanha?", reflete. "A PME precisa sair do casulo e conquistar o mundo."

Medidas. Recentemente, o Sebrae esteve a frente do projeto de criação de uma linha de crédito subsidiado no BNDES de até R$ 30 mil para auxiliar empresas de pequeno porte com necessidades de capital de giro. A proposta ainda é analisada pelas instituições financeiras e pelo governo federal e permanece sem uma definição.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.