Divulgação
Divulgação

Preços dos serviços seguirão pressionando IPCA em 2012

Segundo economista, com o mercado trabalho ainda aquecido é provável o setor seja impactado

Maria Regina Silva, Agência Estado,

10 de fevereiro de 2012 | 16h02

 A aceleração nos preços do grupo Serviços em janeiro (+1,05%) para quase o dobro do registrado em dezembro indica que dificilmente o grupo vai perder fôlego expressivo ao longo de 2012, segundo o economista Thiago Carlos, da Link Investimentos. Com o mercado trabalho ainda aquecido, ele acredita ser impossível não haver repasse de preços para Serviços. "Os preços até podem voltar a desacelerar em meados do ano, mas não significa que vão chegar a um nível muito baixo", afirmou.

De acordo com o economista, o aumento do grupo registrado no âmbito do IPCA de janeiro está relacionado à sazonalidade de alta de alguns preços, como conserto de automóvel, hotel, passagens aéreas e itens ligados a lazer. "Em fevereiro, a pressão sobre Serviços deve ser ainda maior por conta do repasse da elevação das mensalidades escolares", estimou. O item Hotel, por exemplo, registrou alta de 4,01% em janeiro, depois de queda de 0,15% em dezembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já passagens aéreas avançaram 10,61% no mês em análise, ante recuo de 2,05% em dezembro.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

"É importante ressaltar que o resultado já leva em conta a nova POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE), cujos preços de Alimentação fora do Domicílio e de aviões passaram a ser incorporados em Serviços em janeiro", disse.

Sem considerar os reajustes de Alimentação fora do Domicílio (+1,21%) e de passagens aéreas, o setor de Serviços teria apresentado aumento de 0,78% em janeiro, conforme Carlos. "O que também é uma inflação alta", acrescentou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.