PUBLICIDADE

Publicidade

Prazos para pagamento e declaração do Simples são adiados

A decisão ocorreu porque os aplicativos de informática utilizados para esses procedimentos não ficaram prontos em tempo hábil

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

As micro e pequenas empresas do Simples Nacional poderão pagar os tributos relativos ao mês de janeiro até o dia 12 de março.  O prazo, que venceria em 20 de fevereiro, foi prorrogado pela Resolução nº 96, do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), aprovada nesta quarta-feira (1º).  A alteração vale também para o Empreendedor Individual.::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google+ :: Outra medida estipulada pela Resolução 96 passa de 31 de março para o dia 16 de abril a data final para entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) relativa a 2011. Essa mudança não inclui a Declaração Anual do Empreendedor Individual (DAS-MEI), que precisa ser enviada até o dia 31 de maio.

PUBLICIDADE

Segundo o secretário executivo do CGSN, Silas Santiago, a decisão de prorrogar os prazos de pagamento de tributos e da entrega da declaração do Simples ocorreu porque os aplicativos de informática utilizados para esses procedimentos não ficaram prontos em tempo hábil. No caso da DASN, o aplicativo utilizado para sua apresentação estará disponível no dia 1º de março. Já para o pagamento dos tributos do sistema, o aplicativo de cálculo usado, o PGDAS –D, poderá ser acessado a partir de 5 de março. Nesta quarta-feira, 1, o CGSN também aprovou também a Resolução n° 97, estabelecendo “critérios para prorrogações de vencimento em municípios que tenham reconhecida a situação de calamidade pública em decreto estadual. Nesse caso, serão prorrogados por seis meses os tributos relativos ao mês da ocorrência do evento e de dois meses subsequentes”. O Comitê fixa ainda que, para as situações de calamidade pública ocorridas antes de 16 de abril de 2012, o prazo de entrega da DASN-2012 para as empresas sediadas nos municípios atingidos ficará prorrogado para 30 de junho deste ano.

::: LEIA TAMBÉM ::::: Aprovada MP que beneficia empreendedores individuais :::: Pequenas empresas terão mais estímulos :: :: Simples: serviços, comércio e exportação serão os mais beneficiados :: :: País deve pensar primeiro no pequeno empresário, diz Dilma :::: Senado aprova por unanimidade projeto que muda lei do Simples ::

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.