
08 de fevereiro de 2012 | 08h46
Boa notícia para os pequenos e médios empresários, principalmente do comércio, que atuam em São Paulo. O Estado registrou o menor porcentual de cheques devolvidos do País em janeiro deste ano. 1,45% dos cheques emitidos foram devolvidos. Na liderança do ranking está Roraima: 14,61% dos cheques assinados no primeiro mês do ano foram devolvidos.
::: Siga o Estadão PME :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
A média de todo o País indica que foram devolvidos 1,93% dos cheques emitidos. O porcentual, segundo o levantamento feito pela Serasa Experian, é menor que o 1,99% de devolução verificado em dezembro. Mas é maior que o 1,70% de janeiro do ano passado.
:: Os cinco estados onde o calote é maior ::
Roraima - 14,61% dos cheques são devolvidos
Acre - 12,05% de cheques devolvidos
Amapá - 10,18%
Sergipe - 6,83%
Maranhão - 6,60%
:: Os cinco estados onde o calote é menor ::
Mato Grosso do Sul - 1,74% de cheques devolvidos
Amazonas - 1,69%
Santa Catarina - 1,63%
Rio de Janeiro - 1,60%
São Paulo - 1,45%
Para os técnicos da instituição, os dados indicam também um menor consumo no início do ano, em razão das compras realizadas no Natal, além dos pagamentos agendados de impostos (IPTU e IPVA) e das despesas escolares.
O pequeno comerciante que lida dirariamente com o recebimento de cheques deve tomar algumas precauções para evitar calotes, que certamente comprometem o lucro mensal do seu empreendimento.
Uma das saídas menos onerosas ao pequeno empresário é manter um cadastro - atualizado - dos clientes que ainda emitem cheques em suas compras. Esse cadastro deve conter o nome completo, endereço e dados da carteira de identidade ou CPF do consumidor. Ter o número de telefone e o endereço para contato com o cliente também são informações indispensáveis neste cadastro.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.