Ciclistas do mundo todo já foram surpreendidos por uma chuva forte durante algum trajeto. Nesses momentos, não há muito o que se fazer, além de tentar desviar da intensidade das gotas que insistem em comprometer a visibilidade.
::: Saiba tudo sobre :::Mercado de franquiasO futuro das startupsGrandes empresáriosMinha história
Os designers Shane Liu e Vicky Lin, da agência holandesa VANMOOF, também se cansaram de viver essa situação e criaram o Bocho, um poncho similar aos tradicionais utilizados em países andinos, que protege ciclistas da chuva. Dobrável, o dispositivo consegue abrigar o ciclista e a parte superior da bicicleta, sem comprometer a mobilidade corporal de quem pedala.
A agência, já contemplada pelo prêmio Eurobike, direciona parte de sua produção ao universo das bikes, e pretende lançar o Boncho no mercado em março deste ano. A promessa é que a proteção funcione como um guarda-chuva, uma vez que é impossível segurá-lo e pedalar ao mesmo tempo.
A campanha de financiamento coletivo do Boncho no portal Kickstarter arrecadou mais de € 120 mil, muito acima da meta inicial de € 15 mil.