Fabio Motta/AE
Fabio Motta/AE

PIB confirma ciclo sustentado de expansão da economia, afirma Tombini

Apesar da estagnação da economia no 3º tri, presidente do BC destacou que houve expansão de 3,7% nos últimos quatro trimestres

Fernando Nakagawa, Agência Estado,

06 de dezembro de 2011 | 13h44

 O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, avaliou que os dados do ritmo da economia no 3º trimestre de 2011 revelam que a "economia brasileira se encontra em um ciclo sustentado de expansão". Em nota, Tombini ressalta que, apesar da estabilidade na comparação com o 2º trimestre, houve expansão de 3,7% nos últimos quatro trimestres e que esse desempenho é "consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012".

Para o presidente do BC, a demanda doméstica "continua sendo o principal suporte da economia". Ao lembrar que o consumo das famílias teve crescimento de 5,4% nos últimos quatro trimestres, Tombini afirma que o indicador tem crescido "impulsionado pela expansão moderada do crédito às famílias, pela geração de empregos e de renda".

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Outro item destacado por Tombini é o investimento na economia, a chamada Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que cresceu 7% na mesma base de comparação. Para o presidente do BC, o crescimento nos últimos 12 meses indica "confiança nas perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos".

"Os sólidos fundamentos e um mercado interno robusto constituem um diferencial da economia brasileira e sugerem perspectivas favoráveis para a atividade.

Tudo o que sabemos sobre:
EconomiaPIB

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.