Reprodução
Reprodução

Pesquisadores desenvolvem drone feito com impressora 3D

Protótipo tem cerca de 1,5 metro e pesa quase dois quilos

Estadão PME,

20 de julho de 2014 | 08h06

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, uniu duas coisas que estão dando o que falar no mundo: drone e impressora 3D. O protótipo produzido a partir de uma impressora 3D é composto por nove peças que se encaixam e funciona com controle remoto, tem cerca de 1,5 m e pesa quase dois quilos.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

De acordo com o site da CNN, o processo de produção demorou menos de 24 horas. O protótipo feito com termoplástico completou um voo teste como um planador. Ao reduzir os custos de produção dos drones, os pesquisadores esperam que o veículo poderia ser até descartável em voos apenas de ida para fins de reconhecimento e busca, por exemplo.

Assim, os usuários poderiam adequar os drones de acordo com necessidades específicas. Segundo o site, o produto é apenas um exemplo de como os cientistas estão misturando as novas tecnologias para criar soluções de acesso rápido a lugares difíceis de alcançar.

Em maio, por exemplo, o laboratório de robótica aérea do Imperial College de Londres mostrou um drone movido a hélice que carrega sua própria impressora 3D. A ideia é que no futuro o drone pode ser usado para sobrevoar áreas perigosas e imprimir ferramentas que podem ser usadas, por exemplo, para vedar vazamentos de produtos químicos. Mas, por enquanto, os casos ainda estão em fase hipotética. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.