01 de março de 2016 | 15h02
Um pouco mais céticos, os varejistas do comércio online parecem começar a sentir os impactos do cenário econômico brasileiro. Essa, pelo menos, é a impressão deixada pela última pesquisa realizada pelo Mercado Livre com parte de sua base de anunciantes.
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Divulgado hoje, o levantamento apontou que 25% dos empreendedores atuantes na plataforma esperam crescer entre 10% e 25% em 2016, contra 29% em 2015. Vinte por cento dos entrevistados também não estão confiantes com os negócios neste ano; em 2015 eram 8% dos empreendedores insatisfeitos.
Segundo a pesquisa, o atual cenário econômico do País pode contribuir para o não crescimento do e-commerce em 2016. A nova lei do ICMS, que alterou as regras para a cobrança do tributo, também foi apontada como um fator de desagravo entre os empresários.
A média de faturamento ao ano dos empreendedores que vendem na plataforma do Mercado Livre fica abaixo de R$ 500 mil. Apenas uma pequena parcela (13%) ultrapassa o R$ 1 milhão.
Sobre os entraves observados no início do negócio, equacionar a estratégia de meio de pagamento é apontada como o principal obstáculo para 52% dos empresários de e-commerces. Em seguida foi lembrado o desafio da logística, visto como um desafio por 28% dos entrevistados.
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