Clayton de Souza/AE
Clayton de Souza/AE

Pesquisa revela que funcionário alega doença como desculpa para assistir seu esporte favorito

Futebol é o esporte que mais causa esse tipo de ausência na França, México, Reino Unido e Austrália

estadão pme,

24 de maio de 2012 | 15h03

 Uma pesquisa organizada pelo instituto norte-americano Workforce revelou aquilo que muitos chefes sabiam, mas não conseguiam provar: muitos funcionários faltam ao trabalho, alegando doença, quando pretendem ficar em casa ou comparecer ao seu evento esportivo favorito.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

A pesquisa mostra que os chineses foram os campeões desse tipo de ausência - 58% deles admitiram usar a desculpa. Por outro lado, os franceses são os que menos usam desse expediente: apenas 1% admitiram. Na Índia, 48% dos trabalhadores admitiram ausências injustificadas.

Veja a lista com os demais países consultados:

Reino Unido - 24%

México - 21%

Austrália - 19%

Canadá - 13%

Estados Unidos - 11%

O instituto de pesquisas foi além em sua análise e perguntou qual esporte mais causa ausência. O futebol ganhou na Austrália, França, México e Reino Unido. Nos Estados Unidos, o campeão de ausências é o futebol americano enquanto na China quem vence é o basquete.

Para Joyce Maroney, diretora do Workforce Institute, as ausências não programadas custam para a empresa quase 9% do valor da folha de pagamento. Por isso, ela recomenda para os gestores de uma organização que conversem abertamente com seus funcionários toda vez que se aproxima um evento esportivo importante. Durante a conversa, por exemplo, pode-se combinar uma folga planejada - o que certamente causará menos impacto para a organização.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.