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Pesquisa inédita mostra pequenos empresários com dificuldade para encontrar cliente e dinheiro

Falta de preparação se traduz em dificuldades para conseguir clientes e capital de giro, aponta levantamento do Sebrae

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Por Marcelo Osakabe
Atualização:

A analista de projetos Vanessa Nunes sempre conciliou o trabalho com um negócio paralelo, a venda de bolsas para amigas e conhecidas. Ao final de sua licença-maternidade e há três meses do Natal, ela decidiu investir no empreendedorismo – abriu uma loja no centrinho comercial do seu bairro, na zona norte de São Paulo. 

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“Vendi bem na primeira semana. Nas três semanas seguintes não vendi nada e terminei dezembro vendendo menos que no primeiro mês”, lembra. “Percebi que ganhava mais trabalhando como antes do que com um endereço fixo. Fechei a loja com três meses de vida.”

A história de Vanessa é parecida com a de muitas outras empresas que fecham as portas prematuramente. Segundo pesquisa do Sebrae-SP divulgada com exclusividade pelo Estadão PME, os principais problemas que os negócios enfrentam, no primeiro ano de atividades, são a dificuldade em formar uma carteira de clientes e a falta de capital de giro ou lucro.

“O primeiro ano é a prova de fogo. De certa forma, temos como capturar os próximos anos da empresa olhando para ele. Quanto mais dificuldades se encontra, mais visível fica a falta de planejamento”, afirma o coordenador de pesquisas do Sebrae-SP, Marcelo Moreira.

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Segundo Moreira, todos esses itens demonstram falta de planejamento prévio. “Se você abre um negócio antes de saber quem é o seu cliente, por onde ele circula, é bem capaz que erre a localização. A falta de capital de giro ou lucro, por outro lado, demonstra um problema de gestão e também de planejamento, porque você pode acabar abrindo um negócio antes de descobrir onde conseguirá esse capital de giro ou ainda acabar gastando todo o dinheiro de forma incorreta”.

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É o caso de Eliane Nóbrega, atualmente dona de uma demolidora. Eliane decidiu montar uma serralheria para aproveitar a experiência do pai no segmento. Da ideia até o primeiro dia de trabalho, foram 60 dias. Mas uma doença o retirou da dianteira do negócio e a empresária sofreu em um mercado que conhecia pouco. Além disso, Eliane usou praticamente todo o capital à disposição para comprar material. “Não pensei nas outras despesas da empresa, como o aluguel do espaço, os funcionários. E os bancos não ajudam empresa com menos de dois anos de vida”.

Dono de um empreendimento de fotografia que trabalha com casamentos, Letacio Bezerra decidiu abrir dois outros negócios: uma marcenaria para produzir as molduras para as fotos e uma encadernadora que fizesse os álbuns. O empresário avaliou que já era bem conhecido em Osasco, cidade onde trabalha, e acreditava que poderia conseguir clientes entre seus colegas de profissão.

Mas o problema, para ele, foi de gestão. “Quando você vai trabalhar com mais pessoas tem que saber acompanhar, criar processos, medidores e outras ferramentas. Eu não sabia lidar com tanta gente, tinha medo de delegar”, afirma Bezerra.

Um ano e meio depois, o resultado foi R$ 600 mil de prejuízo. E isso quase acabou com as três empresas. “Atrapalhei o que já estava dando certo, tive que me reorganizar para salvar o que eu tenho hoje.”

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Por essas e outras histórias, e também por conta dos indicadores da economia, Moreira recomenda cada vez mais planejamento. “Mais do que nunca, é voltar para as planilhas de gastos. O comportamento empreendedor sozinho já não te leva a lugar nenhum.”

Preste atenção Planejamento é bom, mas não é tudo - gestão empresarial e comportamento empreendedor também são pontos de atenção.1. Inove Empresas que frequentemente aperfeiçoam produtos e serviços e estão em dia com as tecnologias tendem a sobreviver por mais tempo.2. Custos Calcule detalhadamente o custo dos produtos e procure fornecedores com qualidade e preço. Acompanhe rigorosamente receitas e despesas.3. Diferencial empresas que procuram diferenciar seus produtos têm mais sucesso que aquelas que tentam competir apenas por meio do menor preço.4. Informe-se Procure se antecipar aos fatos buscando informações. Conversar com clientes, bancos, fornecedores e governo aumenta suas chances.5. Objetivos Crie uma meta para definir onde você quer chegar. Faça um plano de ações definindo o passo a passo da operação que você administra.6.Acredite Quem se deu bem acredita na sua capacidade e sacrifica-se para atingir seus objetivos. Mas também prefere perseguir riscos moderados. 

 
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