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Pequenos precisam seguir regras para não 'desaparecer' em marketplaces

Fotos de qualidade e rápido atendimento a dúvidas dos clientes contam pontos para a reputação das pequenas empresas nas plataformas; veja dicas de especialista

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Foto do author Ludimila Honorato
Por Ludimila Honorato
Atualização:

Nessa guerra de gigantes do marketplace pela atenção do pequeno empreendedor, não basta se cadastrar na plataforma, tem de se preparar e partir para o ataque. Um bom desempenho prevê ter um preço competitivo em relação aos concorrentes, além de entregar os produtos no prazo correto e responder com celeridade as perguntas feitas pelos clientes, orienta Thiago Mazeto, diretor comercial e sucesso do cliente da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.

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“Outro ponto importante está na qualidade de divulgação dos produtos, que deve ser feita com fotos e vídeos profissionais, além de descrições completas e objetivas de cada um”, completa.

Na Budega Produtos do Nordeste, o despacho em 48 horas ou até antes é seguido à risca e Maria do Socorro Feliciano, dona do negócio, preza pela qualidade das fotos e descrições, mas ainda não faz divulgação do espaço que tem no Magalu.

Na Vinho 22, o investimento financeiro para aparecer nos banners de destaque do site da Amazon tem sido agressivo e o CEO Marcelo de Paula aposta em promoções: comprando pelo marketplace, o cliente ganha desconto no site próprio do negócio. Para ele, o cuidado é não deixar o parceiro ser muito representativo e manter o equilíbrio competitivo entre ambos.

A variedade de itens da Budega Produtos do Nordeste foi um dos quesitos que chamaram atenção de consultores do Magalu. Foto: Thais Teves Fotografia

Roni Magalhães, CEO da empresa de produtos para cabelo Forever Liss, afirma que as políticas de preços da companhia garantem uma competição saudável com as parceiras, como o Mercado Livre. Na empresa, é comum o primeiro contato da cliente ocorrer pelos marketplaces, e depois o contato migrar a loja própria.

“É do nosso interesse estar no marketplace porque isso fortalece a marca. Como já somos fortes, o que deixa na cara do gol é o conjunto de preço competitivo, qualidade na entrega e avaliações dos consumidores.” O ponto negativo, para ele, é ainda ver muitos produtos falsificados nos marketplaces.

Para as grandes companhias, os critérios para ter uma pequena empresa na plataforma são simples: ser formalizado com CNPJ (no caso do Magalu, estar com o registro ativo há pelo menos três meses), emitir notas fiscais eletrônicas e não vender produtos que estejam na lista de “inegociáveis”, como itens falsificados, de origem ilícita ou proibidos por lei.

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Todas as plataformas oferecem capacitação aos vendedores parceiros para que consigam desempenhar bem e receber boa avaliação dos clientes, o que conta como fator de sucesso. César Hiraoka, diretor de marketplace do Mercado Livre, completa que a visibilidade dos anúncios dos vendedores parceiros é alavancada para aqueles que possuem boas reputações na plataforma, o que depende das práticas descritas pelo especialista da Tray.

Na hora de escolher onde se cadastrar, o Mazeto fala da diferença entre plataformas abertas ou fechadas. “Nas abertas, o empreendedor acaba se deparando com uma dependência tecnológica expressiva de profissionais especializados, o que pode se tornar um desafio para o início de operação. Já na fechada, eles contam com uma estrutura pronta, contendo as integrações necessárias e permitindo que eles apenas subam seus produtos e comecem a realizar suas vendas”, diz.

Ele acrescenta ser fundamental compreender o tamanho, o desempenho e a flexibilidade oferecidos pelos marketplaces. “Cabe aos empreendedores pesquisar quantas empresas elas atendem, quais recursos oferecem, como atendem seus clientes e se oferecem integrações importantes com marketplaces e redes sociais.”

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