Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Pequenos negócios criam todos os empregos do País durante o mês de maio deste ano

Setor de serviço, e as regiões Sudeste e Nordeste, puxaram as contratações no período, informa Sebrae

ESTADÃO PME,

03 de julho de 2013 | 11h47

 As micro e pequenas empresas foram responsáveis por todas as contratações realizadas no mês de maio, informa nesta quarta-feira o Sebrae. A organização organiza um estudo sobre a origem da criação de vagas no País a partir de dados coletados pelo Ministério do Trabalho por meio do Caged.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (3), enquanto as médias e grandes corporações reduziram seu efetivo em pouco mais de 11 mil pessoas, os pequenos empreendimentos criaram 80,2 mil vagas - alta de 28% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os novos postos de trabalho foram criados por pequenos empreendimentos de diversos setores da economia, mas o setor de serviços foi o principal responsável pelo desempenho com a abertura de 35 mil vagas (43% do total). 

"Os pequenos negócios vão continuar comandando a geração de empregos nos próximos meses e acreditamos que o setor de serviços continuará a liderar esse bom desempenho das micro e pequenas empresas", afirmou Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

Futebol. A Copa das Confederações é apontada como possível causa para a contratação dos funcionários ter ocorrido na região Sudeste - foram 48,8 mil vagas preenchidas - e Nordeste (13 mil contratações). Ela "pode ter impulsionado as contratações nessas regiões. Tanto Belo Horizonte como Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Recife receberam três jogos durantes essas duas semanas de competição".

Tudo o que sabemos sobre:
emprego

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.