Pequenas empresas criaram mais da metade dos empregos em 2011

Entre janeiro e junho deste ano, pequenos negócios empregaram 851 mil pessoas

Estadão pme,

26 de julho de 2011 | 07h11

Os micro e pequenos negócios criaram, entre janeiro e junho de 2011, mais de 851 mil vagas de trabalho formais, portanto, com carteira assinada. Ou seja, a cada 100 empregos criados no Brasil, 67 deles são originados nesse tipo de empresa. Em junho, a participação foi ainda maior - foram criadas 215 mil vagas, ou 74,6% do total.

De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Baretto, os resultados mostram a representatividade das micro e pequenas empresas na economia nacional. "Temos realizado um trabalho para aumentar também a participação da MPE na economia brasileira, por meio de programas do Sebrae que incentivam a inovação nos pequenos negócios como forma de torná-los mais competitivos", afirma o dirigente.

A forte tendência de geração de empregos pelas micro e pequenas empresas começou em 2009, com a crise que prejudicou a economia mundial. De janeiro de 2009 a junho de 2011, as micro e pequenas empresas responderam por 80% dos 4,3 milhões de empregos criados no País. Ao todo, elas criaram 3,5 milhões de empregos.

Quer saber mais sobre inovação? Leia:

Inovação pode ser a chave para o sucesso da sua empresa

O caminho para inovar nos negócios

Leia o nosso perguntas e respostas sobre o assunto

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.