19 de outubro de 2011 | 13h16
As pequenas e microempresas puxaram a queda da demanda por crédito das empresas em setembro, aponta relatório divulgado hoje pela Serasa Experian. De acordo com as informações da empresa, a redução foi de 7,1% em setembro em relação ao volume de empréstimos solicitados em agosto. Na comparação anual, entretanto, houve aumento de 4,1%.
No caso das empresas de médio porte, segundo os critérios da Serasa, houve aumento de 1,1%. As grandes empresas também subiram a demanda por empréstimos em 2,2%, segundo a mesma comparação com agosto deste ano.
O panorma, analisam os técnicos da Serasa, pode indicar que o agravamento do quadro financeiro externo estaria levando o grupo formado por médios e grandes negócios a buscar fontes internas de financiamento, movimento semelhante ao que ocorreu durante a crise mundial de 2008.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
Análise por setor
A queda generalizada em setembro ante agosto ocorreu também em todas as Regiões do País, com as maiores baixas registradas no Norte (-13,3%) e no Sul (-10,1%), seguidas por Nordeste (-6,8%), Sudeste (-5,2%) e Centro-Oeste (-3,1%).
::: LEIA TAMBÉM :::
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.