André Conti/AE
André Conti/AE

Pequenas e microempresas reduzem em 7% demanda por crédito

Movimento pode indicar dificuldade na obtenção de crédito, afirma Serasa Experian

daniel fernandes, estadão pme,

19 de outubro de 2011 | 13h16

As pequenas e microempresas puxaram a queda da demanda por crédito das empresas em setembro, aponta relatório divulgado hoje pela Serasa Experian. De acordo com as informações da empresa, a redução foi de 7,1% em setembro em relação ao volume de empréstimos solicitados em agosto. Na comparação anual, entretanto, houve aumento de 4,1%.

No caso das empresas de médio porte, segundo os critérios da Serasa, houve aumento de 1,1%. As grandes empresas também subiram a demanda por empréstimos em 2,2%, segundo a mesma comparação com agosto deste ano.

O panorma, analisam os técnicos da Serasa, pode indicar que o agravamento do quadro financeiro externo estaria levando o grupo formado por médios e grandes negócios a buscar fontes internas de financiamento, movimento semelhante ao que ocorreu durante a crise mundial de 2008.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

Análise por setor

A queda generalizada em setembro ante agosto ocorreu também em todas as Regiões do País, com as maiores baixas registradas no Norte (-13,3%) e no Sul (-10,1%), seguidas por Nordeste (-6,8%), Sudeste (-5,2%) e Centro-Oeste (-3,1%).

::: LEIA TAMBÉM :::

:: CALCULADORA: Quantocusta realizar seu sonho? ::

:: ESPECIAL: Você está preparado para o Natal? ::

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.