Carlos Conti/AE
Carlos Conti/AE

Pequena empresa, cuidado: inadimplência do consumidor registra alta de 23,7% em um ano

Dado preocupa pois mostra que a dificuldade de honrar as dívidas se estenderam para além de março, mês considerado crítico

ESTADÃO PME,

16 de maio de 2012 | 08h25

 A inadimplência do consumidor registrou alta de 23,7% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. A informação faz parte de relatório divulgado nesta quarta-feira pela Serasa Experian. No fechamento dos quatro primeiros meses do ano, o índice aponta elevação de 19,6%.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O dado preocupa os analistas da entidade, afinal, mostra que as dificuldades em honrar as despesas de início do ano se estenderam para além de março, mês considerado tradicionalmente como o mais crítico para a inadimplência.

O pequeno empresário deve ficar atento a esse comportamento do consumidor pois o avanço da inadimplência significa, na opinião de especialistas, a redução do apetite de consumo nos próximos meses. Dessa forma, é prudente o empreendedor reduzir suas previsões de vendas e lucros - e não esquecer de reavaliar o seu plano de negócios.

De acordo com a Serasa Experian, o valor médio das dívidas não bancárias entre janeiro e abril, por exemplo, chegou a R$ 386,70 - alta de 23,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A emissão de cheques sem fundos também cresceu: alta de 12% - o valor médio passou para R$ 1.440,76.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.