Andre Lessa/AE
Andre Lessa/AE

Pequena empresa atenção: inadimplência do consumidor cresce 19,1% no 1º semestre

Empreendedor deve ser mais criterioso nas vendas e também revisar o seu plano de negócios

estadão pme,

11 de julho de 2012 | 08h18

 A inadimplência do consumidor cresceu 19,1% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período do ano passado. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, dia 11, pela Serasa Experian - a empresa faz esse tipo de monitoramento mensalmente.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

De acordo com os economistas da entidade, a renda do consumidor está comprometida, principalmente com débitos mais caros - cheque especial, crédito rotativo do cartão de crédito, além de dívidas contraídas para a compra de imóveis e veículos. Essas dívidas teriam levado o consumidor a perder o controle das finanças domésticas.

O levantamento mostra ainda que em média cada inadimplente carrega quatro dívidas não honradas e 60% dos inadimplentes têm dívidas superiores a 100% de sua renda.

Cuidado

O pequeno empresário, diante deste cenário, deve ter cuidado. Principalmente no momento de efetivar a venda. É preciso checar com maior frequência e cuidado a situação financeira do potencial comprador. Da mesma maneira, os empreendedores devem prestar atenção ao plano de negócios e revisá-lo para adequar o seu negócio ao atual momento, que deve ser de recuo nas vendas e, dessa maneira, de realizar menor de lucros.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.