Hélvio Romero/ AE
Hélvio Romero/ AE

Pastel da Maria vai abrir 200 franquias até o final de 2012

Pastel da Maria planeja expansão da marca, que exigirá do interessado investimento inicial de R$ 180 mil

Roberta Cardoso, Estadão PME,

29 de agosto de 2011 | 23h00

O Pastel da Maria, eleito pela prefeitura o melhor de São Paulo pela segunda vez, vai se tornar uma rede de franquias. O projeto de expansão da marca prevê a abertura de 200 lojas até meados do próximo ano.

De acordo com Luiz Moraes, gerente comercial da Fábrica 3, consultoria contratada para cuidar da ampliação do negócio, cerca de 10 novas unidades serão inauguradas até o final de 2011. “As primeiras lojas serão abertas na capital. Depois, o plano é expandir para a região metropolitana, interior e outros estados”, conta Moraes.

O ambicioso plano de crescimento conta com a supervisão da responsável pela receita que se tornou famosa na cidade: Kuniko Kohakura Yonaha, 59 anos, mais conhecida como ‘Maria’. A simpática japonesa, que nasceu na cidade de Osaka (Japão), desembarcou no Brasil durante a década de 1960. Ágil e detalhista, após anos de trabalho árduo, hoje a empresária comanda seis pontos de venda – duas lojas convencionais e quatro barracas em feiras livres. Ao todo, são 40 funcionários que fabricam e vendem três mil pastéis por dia.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

Maria encara a profissionalização do negócio com entusiasmo. “Graças ao prêmio, o meu pastel ficou conhecido em toda a cidade. Quando ganhamos pela primeira vez, o sucesso que veio depois foi tão grande que eu já não dava conta de fazer os pastéis em casa. Tive que alugar um espaço para a produção”, afirma.

Nesta segunda fase de expansão, Maria precisou buscar ajuda da Fábrica 3, especializada na expansão de negócios por meio de franquias. A transição será gradual, mesmo assim, interessados em abrir uma pastelaria com produtos que levam o selo de qualidade da Maria não faltam, segundo explica Luiz Moraes, gerente da consultoria. “Estamos trabalhando para abrir pelo menos 10 lojas até dezembro. Poderiam ser mais unidades, mas não temos tempo, já que fazemos todo o acompanhamento para os franqueados, desde a escolha do ponto onde será o estabelecimento até o treinamento de funcionários”, explica.

Requisitos

O interessado em adquirir uma franquia do Pastel da Maria precisará preencher alguns requisitos. O investimento inicial será de R$ 180 mil, valor que inclui a taxa de franquia, despesas com estoque, montagem da loja e capital de giro. O prazo de retorno é de 24 meses e o faturamento bruto das pastelarias é projetado pela consultoria em R$ 50 mil por mês.

Para Adir Ribeiro, especialista no setor de franquias, o Pastel da Maria tem condições de obter sucesso na expansão porque, justamente já conta com cozinha central – será do local que sairão os salgados que abastecerão as franquias da rede. “Isso permitirá a manutenção do padrão de qualidade.” Dona Maria parece saber que é realmente disso que depende o sucesso da sua marca. “A qualidade do pastel e do atendimento ao cliente não pode mudar. Isso fez do Pastel da Maria o sucesso que ele faz hoje.”

Dicas da Maria

Aprendizado. Antes de virar franquia, a proprietária da marca Pastel da Maria investiu em negócios que não deram certos. “Aprendi que só a força de vontade não garante o sucesso.”

Administração. Reconhecer as limitaçõesadministrativas e procurarajuda profissional para conduzir a expansão foi determinante para o projeto sair do papel, admite Maria.

Equipe. A boa relação com funcionários será estimulada entre os franqueadores. Pela segunda vez, Maria dividirá o prêmio de R$ 8 mil entre os 40 empregados da rede. “Eles são responsáveis por esse reconhecimento”, diz.

Receita de sucesso. Maria defende que é preciso humildade para aceitar críticas e sugestões. “Não sou ambiciosa em relação ao dinheiro. Quero mesmo é fazer o melhor pastel.”

::: LEIA TAMBÉM :::

:: Dez opções de franquias com faturamento a partir de R$ 30 mil ::

:: Lojas de brigadeiro ganham espaço no mercado ::

:: Conheça a rede de fast food saúdavel ::

:: Escolha uma franquia para você ::

Tudo o que sabemos sobre:
FranquiaNegóciosExpansão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.