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Para dar certo, empresa precisa de alma digital, defende especialista

Mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm, Walter Longo, deu dicas de como empresa pode ampliar as chances de sucesso

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Por Gisele Tamamar
Atualização:

A empresa do futuro é a empresa que conseguir entender que mais importante do que utilizar as armas digitais, é gerar uma alma digital. Essa é a opinião do mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm, Walter Longo, que participou do PME Summit, evento que tem como objetivo desenvolver o potencial empresarial de pequenas e médias empresas, realizado nesta quinta-feira, dia 27, em São Paulo.

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Mas afinal, o que é preciso fazer para conquistar a alma digital? Entre as dicas apresentadas, Walter Longo destaca três pontos principais. O primeiro deles é entender que o mais importante que o tamanho da organização é o tamanho da sua ambição. "Pense grande. Hoje tudo é possível", afirma.

O segundo ponto é não pensar que o cliente tem sempre razão. A empresa precisa ter uma missão mais consultiva, de ajudar no processo de decisão. "Não estamos mais vendendo nada, estamos ajudando as pessoas no processo de seleção. Com o volume tão grande de opções, as pessoas perderam as certezas no caminho", completa.

A terceira dica é gerir a empresa dentro do conceito de suficientemente bom. "A gente sempre busca o ótimo, mas as coisas estão mudando tão rápido e na busca do ótimo você pode perder oportunidades", diz Longo. Por  isso, o ideal é trabalhar dentro do conceito de suficientemente bom e ir melhorando seu produto de acordo com o feedback do mercado. 

Vantagem. E nessa mudança, Walter Longo, que também atuou como conselheiro de Roberto Justus no programa O Aprendiz, afirma que as pequenas e médias empresas têm vantagem por causa da maior capacidade de adaptação em relação às grandes. "Antigamente, ser grande era uma enorme vantagem competitiva. Hoje é um desafio em função da enorme dificuldade que as empresas grandes têm de quebrar paradigmas", completa.

 
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