
05 de abril de 2012 | 13h27
A integração entre lojas física e virtuais ainda é um desafio nas micro e pequena empresas. De acordo com um estudo realizado pela Ecommerce School, instituição especializada em comércio eletrônico e mídias sociais, das 1.080 micro e pequenas empresas brasileiras ouvidas, apenas 20% utilizam as redes para fazer negócios.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
Um dos principais motivos para que as pequenas ainda não entrarem neste mercado é a falta de conhecimento de como usá-lo. “Todo pequeno negócio tem condições de ter sua presença na internet. O importante é conhecer algumas regras básicas para tornar esta experiência atrativa, como disponibilizar informações relevantes para o consumidor, sempre atualizá-las e dar voz a ao cliente”, aconselha Gustavo Carrer, consultor do Sebrae-SP.
Para superar essa dificuldade, o empreendedor precisa conhecer bem o mercado e identificar a melhor forma de interação com cliente, que não quer apenas diversidade de serviços, mas também alternativas eficientes para acessá-los.
“Nunca foi tão valorizado conhecer os compradores e principalmente seu comportamento de compra e como utilizar todo esse conhecimento para atender melhor e vender mais. A ideia é coletar a maior quantidade de dados possível sobre toda interação que o consumidor fizer com a empresa, seja na loja, na internet, ao telefone ou nas mídias sociais”, diz Carrer. O empresário deve usar toda a informação coletada para entender os desejos de seus clientes.
Para atender essa nova realidade, é preciso reforçar a força de venda, treinar profissionais e buscar novos produtos e serviços que atendam às necessidade do consumidor. Divulgar ofertas nas redes sociais também é fundamental para que os clientes saibam o que há de novo na loja. Combinando atendimento e comunicação constante, o lojista pode conseguir atrair o consumidor regular de sua loja física para suas ofertas virtuais.
Dicas
Dê voz a ao cliente e esteja pronto para ouvi-lo.
Disponibilize informações relevantes para o consumidor e mantenha sempre o site atualizado.
Colete a maior quantidade de dados possível sobre toda interação que o consumidor fizer com a empresa.
Conheça bem seu cliente e identifique a melhor forma de interagir com ele.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.