Marcio Fernandes/Estadão
Marcio Fernandes/Estadão

Outubro registra recorde de proporção de pequenas empresas com alta nas vendas

Levantamento do Sebrae mostra que 31% dos empresários aumentaram o faturamento

ESTADÃO PME,

19 de dezembro de 2012 | 17h34

O mês de outubro registrou recorde de proporção de pequenas empresas com alta no faturamento, desde o início da série histórica do Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN), em abril. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira, dia 19, pelo Sebrae, mostra que 31% das empresas aumentaram as vendas.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Na divisão por setores, a indústria e o comércio ficaram acima da média, com 34% e 33%, respectivamente. Já no caso do setor de serviços, 27% dos empreendimentos aumentaram o faturamento. De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, tradicionalmente, os últimos meses do ano são os melhores para as atividades industriais de micro e pequeno porte, que se preparam para abastecer os estoques do comércio para o Natal.

O indicador também mostra a expectativa dos empresários para os próximos meses. Segundo o índice, 68% deles esperavam um crescimento em novembro, dezembro e janeiro. Os empreendedores do comércio eram os mais otimistas: 72% esperavam resultados positivos.

Confiança. O ICPN do Sebrae varia de 0 a 200, sendo que acima de 100 indica uma tendência de expansão das atividades. Em novembro, o índice foi de 123 pontos, o que mostra uma crença dos donos de micro e pequenas empresas no cenário econômico nacional. O ICPN mostra também que 25% dos empresários pretendem aumentar o quadro de funcionários nos próximos meses. A pesquisa do Sebrae inclui uma amostra de 5,6 mil empreendimentos de todos os setores.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.