
08 de março de 2013 | 14h00
Hal Mooney é um norte-americano apaixonado por cervejas. Dono de um blog especializado, ele notou que a proliferação de cervejarias artesanais pelo entorno de Los Angeles, onde mora, não vinha sendo devidamente explorada junto ao público local, muitos deles ávidos consumidores que desconheciam o endereço ou simplesmente a existência dessas fábricas na região.
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Pensando no assunto, ele decidiu aproveitar a oportunidade. Comprou uma van com 15 lugares e lançou, no ano passado, um roteiro turístico por sete destinos com o intuito de promover degustações diretamente na linha de produção. Chamada L.A. Beer Hop, o negócio tem feito sucesso na cidade, chamando a atenção inclusive da imprensa dos Estados Unidos, como é o caso desta entrevista concedida à rede de televisão Fox.
No momento, a empresa de Mooney mantém três roteiros distintos. Em todos eles são realizados, no máximo, visitas à três cervejarias, além de alguns bares e restaurantes famosos. A limitação quanto ao número de cervejarias, diz Mooney, explica-se pelo fato de que "qualquer coisa a mais do que isso, tende a ser um pouco desleixado". Ele se refere à qualidade do serviço, que seria corrido demais para o cliente, e ao estágio etílico do público, que obviamente tende a crescer na proporção em que aumentam os destinos.
Os passeios costumam sair de uma estação de metrô de Los Angeles no início da tarde. O microônibus retorna no final do dia, ao mesmo local. "A única coisa que a pessoa tem de se preocupar é com a ressaca, o resto é comigo", diz Hal Mooney.
Para este ano, o empresário quer implementar algumas novidade ao seu serviço, que segundo ele vai muito bem. Dentre elas, quer ampliar os pacotes desenhados sob medida para grupos fechados. Um exemplo recente foi o passeio que, além das visitas às cervejarias, contou com uma parada em um parque para uma partida de kickball (espécie de baseball em que, ao invés do bastão, se chuta a bola), disputada por jogadores levemente embreagados.
"Nós conversamos, rimos, bebemos mais e, geralmente, vivemos juntos ótimos momentos", conta o empreendedor.
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