Oito empresários contam seus maiores erros e acertos na gestão dos negócios

Empreendedores também destacam aquilo que consideram ser os grandes trunfos de sua gestão

Carolina Dall'Olio, Estadão PME,

07 de outubro de 2011 | 19h51

Todo empresário comete ou já cometeu algum tipo de erro na gestão da sua empresa. O tropeço costuma ser mais grave quando ocorre nos primeiros anos de vida do negócio – prova disso é que seis em cada dez empreendimentos fecham as portas antes de completar cinco anos. Mas mesmo os empresários mais experientes não estão livres de sofrer as conseqüências de decisões equivocadas.

A questão é que, uma vez cometido o erro, resta ao empreendedor uma única alternativa: reconhecer a falha e reencontrar o rumo certo. Nesta reportagem, oito empresários contam quais foram os principais erros que cometeram. Mas também revelam os acertos que os fizeram virar o jogo e garantir o sucesso de suas empresas.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

Luiz Ferreira, franqueado da Sorrident’s, começou muito mal: vendeu o apartamento da família para investir no negócio e, sem capital de giro para manter a empresa, quase foi à falência. André Schuartz, da Cassinera, amargou o anonimato do seu negócio até perceber que deveria investir em divulgação. E Helena Toledo, da Baby Stuff, e Dani Lessa, cuja loja leva seu nome, também erraram logo no início, ao escolher seus fornecedores.

Marcelo Ponzoni, da RaeMP, e Rodrigo Geammal, da Elos Cross Marketing, demoraram para definir qual seria sua estratégia de divulgação. Já Elídio Biazini, da Dídio Pizza, e Jae Ho Lee, da Morana, mesmo depois de já terem crescido e transformado suas marcas em redes de franquias, também tropeçaram ao encontrar parceiros e estabelecer o foco de sua expansão.

Em comum, todos esses empresários têm o fato de terem usado os erros como forma de aprender. Abaixo, além de assumirem seus tropeços, eles destacam aquilo que consideram ser os grandes trunfos de sua gestão. Confira.

Tudo o que sabemos sobre:
GestãoEmpresasEmpresários

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.