Albert Einstein foi utilizado como exemplo
Albert Einstein foi utilizado como exemplo

O que Picasso, Stephen King e Einstein têm a ensinar aos empreendedores

Site analisou como as personalidades usaram seus dons para mudar o mundo

Estadão PME,

04 de maio de 2015 | 07h31

Pablo Picasso, Stephen King e Albert Einstein são considerados gênios criativos que se destacaram cada um em sua área. E justamente a criatividade é considerada uma ferramenta de poder, uma habilidade que pode ser aprendida e treinada. Para ajudar o empreendedor que tem dificuldades em exercer essa criatividade, o site Entrepreneur analisou como as três personalidades usaram seus dons para mudar o mundo e como o empresário pode adaptar as ferramentas para fazer o mesmo.

::: Saiba tudo sobre :::

Mercado de franquias

O futuro das startups

Grandes empresários

Minha história

Pablo Picasso: trabalhe para trás

Para muitos artistas, nada é mais assustador do que a tela em branco. E perguntas como "que tipo de negócio devo começar? podem assombrar e até fazer as pessoas desistirem antes mesmo de começar. Diante da situação, Picasso desenvolveu uma estratégia para contornar bloqueios criativos. Segundo ele, as ideias são simplesmente pontos de partida e para saber o que você vai desenhar, você simplesmente tem que começar a desenhar.

Por isso, a inspiração não vem da ideia original, mas do que acontece quando você se permite começar a trabalhar sem restrições ou medo de "estragar" algo. Segundo o site Entrepreneur, para encontrar uma ótima ideia, você tem que começar para trás: em primeiro lugar, começar a trabalhar. Lembre-se: a raiz da criatividade é criar. Então, comece a fazer alguma coisa.

Stephen King: Defina cotas diárias para si mesmo

Stephen King escreveu 55 livros, sendo que 49 se tornaram best-sellers. E qual o segredo para o sucesso? Ele respondeu: se você quer ser um escritor, você deve fazer duas coisas acima de todos os outros: ler muito e escrever muito. Não tem um atalho. Assim, ele escreve dez páginas por dia, todos os dias, inclusive nos feriados.

Para alguns, esse tipo de dedicação pode parecer loucura, mas é uma forma de criar uma "cota diária". E, segundo o site Entrepreneur, é um dos hábitos mais poderosos que o empreendedor pode criar. Por isso, a dica é: comece com uma pequena cota e trabalhe nela todo dia. Assim, você conseguirá resultados expressivos no fim do processo.

Albert Einstein: Envolva-se em um "jogo combinatório"

Ele foi o físico mais famoso da história, mas também era um violinista amador e pianista. E muitas vezes ele incorporou ideias da área musical em seu trabalho de física para ajudar a lidar com problemas difíceis.

Ou seja, para ver os problemas em diversos ângulos diferentes, ele misturava várias ideias e conceitos diferentes para reorganizá-los depois. Por isso, a dica é combinar elementos aparentemente diferentes e procurar novos padrões. 

Tudo o que sabemos sobre:
criatividadeestadão pmedicas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.