O que o lançamento de um álbum tem a ver com a estratégia da sua pequena empresa? Tudo!

Se você vai lançar um produto, se preocupe com duas coisas: degustação e redes sociais

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Por Daniel Fernandes
Atualização:

 Uma dúvida recorrente: o empreendedor desenvolveu um produto bacana, uma inovação até, e acredita que ela poderá fazer barulho no mercado, arrebatando uma boa quantidade de clientes. Mas de que maneira lançá-lo? Qual a estratégia mais indicada?

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A resposta para essas perguntas pode ser encontrada em uma dezena de livros que tratam sobre o assunto. Mas o empreendedor também pode obter uma valiosa lição se prestar atenção em um dos lançamentos mais aguardados da indústria fonográfica nos últimos tempos: o novo disco da banda norte-americana Pearl Jam. A fim de ajudá-lo a entender a relação entre música e pequenos negócios, dissecamos o lançamento do próximo álbum da banda, marcado para o dia 15 de outubro.

Degustação. A estratégia da banda começou pelo lançamento de uma música, com vídeo clipe. Mind Your Manners agradou o público e gerou mídia espontânea para a banda - todos queriam ouvir a música inédita. A banda fez o mesmo pouco tempo depois, também oferecendo para o público ouvir mais uma faixa do disco Lightning Bolt.

Pré-venda. Os músicos também fizeram com que o disco fosse colocado em pré-venda no iTunes, hoje o canal mais importante de venda de conteúdo musical que se tem notícia. Essa estratégia não apenas garantiu arrecadar com o produto antes mesmo do seu lançamento, como garantiu aos consumidores mais afoitos a possibilidade de baixar automaticamente uma das músicas.

Redes sociais. Talvez aqui esteja o ensinamento mais importante da estratégia de divulgação do novo produto do Pearl Jam. Toda e qualquer informação sobre o lançamento era postada com entusiasmo nas redes sociais. A música nova, o documentário a respeito das gravações, o anúncio da pré-venda na internet...tudo estava nas redes sociais - um canal de comunicação direto com seus (potenciais) clientes.

Experimentação. A banda também oferece, desde segunda-feira, 7, a possibilidade de qualquer pessoa ouvir em streaming (você pode ouvir, mas não baixar). A principal lição aqui? O cliente precisa experimentar a novidade antes de comprar - se o seu produto for bom mesmo, ele vai comprar.

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