PUBLICIDADE

O que fazer para aproveitar o rendimento recorde dos trabalhadores

Pequeno empresário pode adotar estratégias simples para ganhar com a alta dos salários

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O rendimento médio real dos trabalhadores chegou em agosto ao mais alto patamar da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 2002. Os trabalhadores receberam, em média, R$ 1.629,20 em agosto, contra R$ 1.620,82 em julho.

PUBLICIDADE

A formalização contribuiu para o aumento da renda, segundo Cimar Azeredo, gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE. O número de empregados com carteira assinada no setor privado subiu 0,7% em agosto ante julho, com 82 mil vagas formais. Na comparação com agosto de 2010, o aumento foi de 7,5%, 764 mil vagas com carteira.

"A formalidade pode ser uma das razões desse aumento no rendimento. Há mais pessoas com carteira assinada, ganhando melhor. Embora esse grupamento tenha apresentado queda no rendimento, no montante geral, eles estão mais numerosos e puxam o rendimento para cima", disse Azeredo. "A economia forte formaliza, e a economia formalizada possibilita um rendimento maior", completou.::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook ::O pequeno e médio empresário interessado em aproveitar o crescimento da renda do trabalho tem pelo menos quatro estratégias a adotar. Elas são simples e podem ajudar o empreendedor a aumentar o faturamento imediatamente.

Trabalhe o preçoTrata-se de um bom momento, analisam os especialistas, para o empresário estar atento a sua política de preços. Pode ser hora de reduzir as margens de lucros para seduzir o consumidor. Veja o que aconteceu no setor de móveis e eletrodomésticos entre janeiro e maio deste ano. As vendas subiram 18% e isso ocorreu por conta da queda dos preços - os televisores ficaram, por exemplo, 20% mais baratos.

Esforço do empresárioÉ por isso que a dedicação do empreendedor será fundamental para abocanhar uma parte desta alta do rendimento dos trabalhadores apurada pelo IBGE. A pequena empresária Janaína Brito, por exemplo, assumiu uma clínica de estética que dava prejuízo. Mas com ações práticas - reforma da fachada e oferta de cupons para a degustação de serviços - ela conseguiu em dois meses reverter a situação e lucrar.

MarketingMas esforço e preço baixo podem não ser suficientes. Em entrevista ao Estadão PME, o dono da rede de restaurantes Habib´s, Alberto Saraiva, afirmou que investir em marketing, quando a estratégia de preço não funciona, é uma opção interessante. Segundo ele, é preciso deixar clara quais são as qualidades da empresa.

FuncionáriosMas um dos principais diferenciais atualmente é o atendimento. Seja qual for o ramo de atuação do empresário. Especialistas acreditam que ter uma equipe bem disposta, interessada e preparada ajuda a aumentar a lucratividade do seu negócio. Por isso, investir na qualificação passa a ser fundamental atualmente. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.