Felipe Rau|Estadão
Felipe Rau|Estadão

O especialista responde: qual o papel do líder na produtividade da empresa

Consultor do Sebrae-SP enumera os indicadores que influenciam na busca e na manutenção da produtividade do negócio, como pessoas e métodos utilizados

Redação, O Estado de S.Paulo

19 de fevereiro de 2019 | 13h13

Por Adriano Bardella Monteiro, consultor do Sebrae-SP

Produtividade é a relação entre os recursos disponíveis e o resultado produzido, ou seja, podemos medir a produtividade de qualquer atividade. Porém, para definir um bom indicador devemos considerar as particularidades de cada atividade e a eficácia dessas atividades, como por exemplo hora máquina / produção total e hora máquina útil / hora máquina disponível.

Ela é baseada em três pilares básicos. O primeiro inclui as pessoas. É muito importante a formação profissional de cada time, pois são essas pessoas que impactam a produtividade. A baixa qualificação para a função é uma das perdas não mensuradas nos processos produtivos.

O segundo pilar são os métodos e processos utilizados. A falta de um bom mapeamento do processo produtivo não te permite visualizar as perdas durante a produção.

O terceiro ponto é o planejamento. Ter uma visão de futuro é fundamental para qualquer processo. Compreender o que e quando produzir evitam as urgências que ocorrem no dia a dia, que causam estresse e perdas de recursos.

O líder precisa ter consciência dos três pilares e, principalmente, acompanhar sua equipe e manter o melhor aproveitamento desse capital humano. Temos muitos líderes super-heróis, mas ao contrário do praticado no mercado esse líder não deveria existir, pois uma das funções é antecipar as possíveis falhas ou ocorrências não planejadas.

Por exemplo: em uma indústria quando uma máquina quebra e para uma linha de produção, e pelo conhecimento técnico o líder repara essa máquina e volta a produzir, esse assume como um profissional indispensável para atingir os resultados da produção. Porém, esse mesmo líder é o responsável pela manutenção preventiva dos equipamentos.

As empresas não precisam de heróis, precisam de equipes comprometidas com os resultados, confiabilidade nos processos e eficiência. Essa é a missão do líder.

Mais conteúdo sobre:
Sebraerecursos humanos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.