Eduardo Costa/Divulgação
Eduardo Costa/Divulgação

O dia em que Luciano do Valle colocou Pelé para jogar e uma lição de empreendedorismo: inove!

Conheça a trajetória do locutor pela ótica do pequeno empresário

DANIEL FERNANDES, ESTADÃO PME,

20 de abril de 2014 | 12h07

 Hoje é 'normal' transmitir jogos de vôlei e basquete na televisão aberta. Da mesma forma, não causa surpresa a transmissão de uma corrida de automóveis que não seja a Fórmula-1. Na década de 1980/1990 tudo isso soava muito estranho. Não para Luciano do Valle, o narrador esportivo que tornou-se o primeiro grande empreendedor do esporte brasileiro. Luciano faleceu no último sábado, aos 66 anos, mas deixou um legado para os esportistas, jornalistas e empreendedores.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Empreendedor é uma palavra, aliás, que sequer era usada quando ele organizou em São Paulo a Copa Pelé. Era 1987, o Brasil não conquistava um título mundial desde 1970 e ainda enxugava as lágrimas das derrotas de 1982 na Espanha (inacreditável) e de 1986 no México (inacreditável como Zico perdeu aquele pênalti contra a França). Fazia todo sentido, portanto, reunir ex-jogadores em um torneio de masters em São Paulo.

Quer dizer...fazia sentido, mas não era fácil colocar em prática o plano de colocar Pelé em campo contra a Itália - exatamente como ocorreu em 1970. Luciano conseguiu. Ele conseguiria também organizar um jogo de vôlei no Maracanã, para quase 100 mil pessoas, contra a então imbatível União Soviética. O empreendedor ainda traria ao País as transmissões do campeonato italiano de futebol, a norte-americana Fórmula Indy e transformaria um desconhecido Adilson Rodrigues no campeão de boxe Maguila.

Se você busca inovação em tudo para começar um negócio, é bom prestar atenção na carreira de Luciano do Valle.

Tudo o que sabemos sobre:
INOVARINOVAÇÃO

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.